Como se pronuncia o x na língua galega? E as outras sibilantes (z, s)?
Como se pronuncia a palavra "remo"? Com o "e" fechado ou aberto?
Tenho estado num confronto de ideias com um colega, que afirma a pés juntos a existência da palavra agrupto (e não abrupto). Poderiam ajudar-me na definição desta palavra (sinónimos, etc.)?
Desde já agradeço a vossa resposta.
«Desejante que de futuro nos possa brindar com as suas colaborações.»
A palavra desejante – se é que existe na Língua Portuguesa – está bem empregue no contexto desta frase?
É possível a utilização da expressão «começar de» (com a preposição de) como alternativa à expressão «começar a» (com a preposição a)?
Quando cumprimentamos alguém na escrita com «bom dia», «boa tarde» ou «boa noite», devemos colocar ponto de exclamação após essas expressões?
Exemplo: Bom dia! No caso a seguir, qual a forma correta?
a) Bom dia! meu caro amigo.
b) Bom dia, meu caro amigo!
c) Bom dia, meu caro amigo.
Gostaria de compreender melhor a utilização do verbo "relembrar". Por isso, apresento-vos uma dúvida concreta com a qual me deparei. Qual das seguintes opções é a correcta e porquê?
“Este aparelho relembra os homens (de) que não devem...”
ou
“Este aparelho relembra aos homens que não devem...”
Muito obrigada pela vossa colaboração.
Estou a trabalhar com um manual de Português que apresenta a palavra “quando” como pronome relativo. O manual refere: «A escolha dos pronomes relativos depende [...] de o processo de retoma ser feito em função de quantificadores (quanto/a[s]), de sequências nominais recuperáveis em complementos determinativos (cujo/a[s]), de locativos (onde) e temporativos (quando).»
Gostaria que concretizassem, se possível, a última parte da citação, referente a “quando”, com frase(s), pois não encontro situações em que “quando” surja como pronome relativo.
Agradeço, desde já, a vossa ajuda.
Estou com uma dúvida. Em alguns acórdãos, inclusive do STF, os ministros referem-se como sendo correta a expressão "nus-proprietários" e em outros acórdãos encontro "nu-proprietários". Gostaria de saber qual é a expressão correta, pois não encontrei em nenhum dicionário e preciso finalizar um trabalho. Preciso também, se possível, das explicações acerca dessa dúvida.
Solicito com urgência e agradeço antecipadamente.
Qual é a correcta forma do verbo homenagear no presente do conjuntivo, 3.ª pessoa do singular?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações