Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Roberto Carriel Brasil 17K

Senhores, meu nome é Roberto Carriel, sou técnico em telecomunicações e resido em São Paulo – Brasil. Gostaria de vossa ajuda, com relação ao uso da crase na seguinte frase: «O mais recente êxito de Lula na ordem internacional foi o discurso proferido na Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, quando propôs a criação de um comité de chefes de Estado para dinamizar as ações de combate à fome e à miséria em todo o mundo.»

Pergunto: Os sinais indicativos de crase em «combate à fome e à miséria» podem ser eliminados sem prejuízo para a correção do período. Certo ou errado?

Desde já, muito obrigado.

António Nogueira Médico Portugal 6K

Qual a palavra portuguesa mais adequada para descrever o seguimento de um doente em consulta, correspondente ao termo inglês "follow-up"? Sei que é utilizado o termo "catamnese". Será este o mais correcto?

Obrigado.

Maria Moura Portugal 56K

O que significa «dar azo a»?

Adriano Somensi Brasil 21K

"Lavar à mão" está correto?
Creio que tenha havido um equívoco na resposta intitulada "Lavar à mão dif. de lavar a mão". Conforme entendo, "a mão", sem o sinal indicativo da crase, seria a expressão correta para designar o meio pelo qual se executa a ação verbal. Isso porque, em frases análogas como "lavar a jato" ou "passar a ferro", não há nenhum artigo imediatamente após as preposições que iniciam as locuções adverbiais. Além disso, "à mão" evocaria a idéia de que o texto se refere a uma mão em particular, já conhecida no contexto. Por favor, peço que me ajudem: esse raciocínio está correto?

Joana Relvas Portugal 10K

Relativamente à Serra do Buçaco, é correcto escrever também "Bussaco"?

António Carvalho Fernandes Portugal 7K

Pretendo encontrar as raízes etimológicas da palavra valor, ou melhor, procuro encontrar as palavras de civilizações antigas que significassem o mesmo que hoje significa valor.

O Português, Inglês, Alemão e Francês, e presumo que também o Italiano, Espanhol, etc., têm em ‘valore’, latim, a sua raiz. Seja iniciada com a letra V, seja com a letra W, aparentemente, a raiz vai até ao sufixo “wal” que se presume que seja comum a todas as línguas Indo-Europeias. O significado de “wal” é semelhante ao de ‘valore’, e comum ao das várias línguas actuais. Até aqui, tudo bem.

Falta-me, no entanto, a pista grega. Começo por não saber qual é a palavra equivalente a valor, em Grego. Depois de saber essa palavra, gostaria de saber a extensão do seu significado. Será tão extenso como o significado da palavra do sufixo “wal” e da palavra ‘valore’? Finalmente, gostaria de saber a raiz dessa palavra grega, qual é e donde vem.

Aristo”, do grego, transmite a ideia de o melhor, que é uma graduação de valor. Por outro lado, “kratos” transmite a ideia de força e poder, significados que se encontram com mais intensidade na via germânica de “wal”.

No entanto, estas fonéticas são obviamente diferentes. O “Aristo” e o “kratos” não podem ter a mesma origem que o ‘valore’ e o “wal”.

Se me dessem algumas explicações sobre este assunto ou uma pista para procurar ficava-lhes muito grato.

Alexandra Gaspar Portugal 10K

Gostaria de saber qual é a construção frásica correcta quando se usa o verbo "inteirar-se". Será «inteirar-se de algo» ou «inteirar-se sobre algo»?
Embora a segunda versão me pareça menos correcta, a verdade é que se encontra bastante difundida no uso da língua portuguesa.
Muito obrigada.

Rui Tato Marinho Portugal 7K

Escreve-se virémia ou viremia (quantidade de vírus no sangue)?

Patrícia Valério Portugal 6K

O que quer dizer “espadalhão”? Estava a ler uma crónica de António Lobo Antunes e encontrei uma palavra que me suscitou dúvidas... “espadalhão”.

Eis o excerto onde se encontra a palavra:

«A segunda e principal razão que me leva a odiar os semáforos é porque, de cada vez que paro, me surgem, no vidro da janela, criaturas inverosímeis: vendedores de jornais, vendedores de pensos rápidos, as senhoras vistosas, com uma caixa de metal ao peito, que nos colam autoritariamente, sobre o coração, o caranguejo do cancro, os matulões da Liga de Cegos João de Deus, nas vizinhanças de um altifalante sobre uma camioneta com um espadalhão novo em folha em cima, o sujeito digno, a quem roubaram a carteira e que precisa de dinheiro para o comboio do Porto, o tuberculoso com o seu atestado comprovativo, toda a casta de aleijões».

Carla Freitas Portugal 42K

Qual a diferença entre arrendar e alugar?