Como se diz: /maremôto/ ou /maremóto/?
Obrigada desde já.
Desejava saber, se possível, o significado da expressão «amigo de Peniche», e como surgiu essa expressão.
Obrigado.
Para um trabalho escolar, necessito verter do Português para o Latim a seguinte frase, atribuída ao filósofo inglês Francis Bacon:
«Um homem é apenas aquilo que ele sabe.»
Poderiam me ajudar?
Peço-vos a bondade de me responderem à questão que ponho, pois preciso da vossa resposta para um trabalho meu.
Ou então queiram fazer o favor de indicar sob que rubrica deverei pesquisar no vosso arquivo pois já tentei de várias formas e nada encontro.
A designação de um século deve fazer-se apenas com numeração romana (século XVI) ou é linguisticamente lícito fazê-lo também com números árabes (século 16)?
Obrigado.
Como se escreve o plural de "mala-direta"?
Muitíssimo obrigada pela ajuda.
Confesso que a vossa resposta me apanhou de surpresa. A mim "-mos-vos" soa-me tão trava-línguas como "-mos-nos". Tão incrédulo estava eu que até fui verificar a palavra "damos-vos" a www.priberam.pt/dlpo (único dicionário de português on-line gratuito que conheço). Não encontrou "damos-vos" mas encontrou "damo-vos". Outro: o Word (essa fonte menos fiável, digo eu) sublinha como errado "damos-vos" mas aceita "damo-vos"! Serão as duas formas aceites? Ou um de vós estará certo e o outro errado?
Gostaria de saber quando uma palavra é escrita com j ou com g. Por exemplo: «Viagem» ou «viajem»?
Desde já agradeço o esclarecimento anterior sobre o termo politereftalato de etileno. Por se tratar de um termo muito técnico, depois de obter a vossa resposta tentei consultar técnicos especializados nesta área e através de uma pessoa que já tenho contactado outras vezes sempre que os termos de química se afiguram mais complexos, foi então possível contactar um engenheiro especializado em polímeros. Segundo este especialista o PET deve mesmo escrever-se por extenso como poli(tereftalato de etileno). Ou seja, em virtude de o politereftalato existir e de o prefixo poli aí dizer respeito só ao tereftalato, houve a necessidade de se criar uma nomenclatura diferente quando um prefixo (neste caso poli) se refere a um monómero composto por mais do que uma palavra. Daí se dever escrever poli(+ monómero), forma consagrada entre os especialistas.
Por ter a vossa ajuda como preciosa, pensei então passar-vos esta informação.
Gostaria de saber se em português se deve dizer "thesaurus" ou "tesauro".
Obrigada.
Trabalho no Ministério da Saúde do Governo do Brasil, exatamente na parte de revisão e editoração de publicações. Um revisor perguntou-me se era certo escrever socioumanitário.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações