Vi num relatório aqui na Empresa a seguinte frase "O Telefone Público está defronte ao número 700.” A frase está correcta? Ou seria "de frente" ou "em frente"?
Obrigado.
Será que me poderiam esclarecer acerca da formacão do plural para a palavra "stand"?
Será possível relacionar a origem latina de "paixão" ("patio, -onis") com o vocábulo grego "páthos"? Se sim, de que forma? Poderíamos referir-nos a conceitos como o de "helenização" para explicar essa eventual acepção etimológico-semântica?
Muito obrigado, mais uma vez, pelo vosso precioso auxílio.
«O fecho de contas é um procedimento essencial à construção do balanço (que não da demonstração dos resultados)». Esta frase está num português correcto? No caso de estar qual o significado da expressão "que não"?
Negação ou confirmação?
Que significa o termo "Ego"? E "Estereotipado"?
Obrigada.
Gostaria de saber qual é o aumentativo de jardim.
Sendo jurista de profissão, procurei com afã em diversos dicionários o que quer dizer a palavra inimputável (imputável existe, mas o antónimo, não).
Haverá alguma regra que explique a ausência de tal palavra do dicionário, sendo certo que é utilizada (e por certo bem) na língua portuguesa?
Minha dúvida é a seguinte: existem em português as chamadas "Estruturas exclamativas com valor consecutivo"? Quero dar alguns exemplos para os senhores corrigirem.
1. «O que terão dito para ela, que não pára de chorar!»
2. «Quem teria saído do salão da conferência, que as pessoas não deixavam de murmurar!»
3. «Qual é que ela terá elegido, que não fazem mais do que falar disso!»
4. «Como é que a cidade será em breve, que ainda não construíram as ruas!»
5. «Como foi que bebeu, que chegou à casa completamente bêbado!»
6. «Como estava cansado, que tive que acordá-lo um par de vezes no cinema!»
7. «Onde estava, que chegou à casa com as calças rasgadas!»
8. «Onde é que vive, que não quer nem dizer-nos!»
9. «Quanto é que comeu, que não ficou nada na geladeira!»
10. «Quando é que ela ligou, que não a ouvi!»
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações