Existe alguma diferença entre certificado e certidão, ou são estas duas palavras sinónimas uma da outra?
As minhas questões prendem-se com classificação morfológica, porque uma das coisas que tenho de fazer é exactamente classificar palavras, mas como não estou a trabalhar com portugueses, às vezes, oiço afirmações de tipo generalista que me colocam sérias dúvidas; do género: antes de pronome não há artigo definido! Quando fiz a pesquisa no vosso sítio agi de duas maneiras: colocando a palavra em questão na janela de pesquisa ou então escrevendo a categoria morfológica a que pertence e nunca me satisfizeram os resultados a ponto de conseguir respostas para as questões que se seguem:
1 – «Em todo o mundo se fazem festas.» – Todo é um determinante indefinido?
2 – «Tudo isto foi retransmitido em écrans gigantes.» – Tudo é um pronome
indefinido e isto é um pronome demonstrativo?
3 – «Todos quantos passaram lá por casa, tiveram direito a uma prenda.» – Todos é um determinante indefinido? E quantos? Um pronome indefinido?
4 – «As meninas vestidas de branco estavam junto ao altar.» - Branco é um nome?
5 – «Fiz as malas com tempo, só que tenho sempre de me esquecer de alguma coisa.» – Só é um advérbio? E que? É uma conjunção de coordenação?
6 – «Eu é que tomei a iniciativa.» – Como classificar este que? Tanto quanto sei a expressão permite realçar o sujeito, mas não consigo classificar o 'que'.
Grata pela atenção dispensada e por todos os esclarecimentos que eventualmente me possam prestar.
Qual a origem da palavra "porra"? Apesar de se ter vulgarizado e ser comummente usada e aceite sem qualquer tipo de reprovação, foi-me dito que esta palavra tem um significado bem mais "agressivo". É verdade?
Obrigado.
Gostaria de ter a vossa opinião sobre a grafia correcta. As opiniões que conheço, de especialistas da língua portuguesa, suportam a grafia "afídio".
Mas há entomologistas que insistem em "afídeo".
Muito obrigado.
O termo inglês “node”, usado pelos “informáticos” para referir os diversos pontos de informação (hierarquizada) e os pontos de articulação entre eles representados em “árvore”, tem sido “traduzido” por nodo. Será este o melhor termo? Ou será nó?
Se vos fosse possível, gostaria que me explicassem, com a clareza, quase sempre, habitual, a diferença entre as palavras Proposta e Moção, já que, consultando diversos dicionários, surgem como equivalentes, dado que "moção" é considerada uma proposta apresentada numa assembleia deliberativa. Há ou não uma diferença efectiva? Obrigado pela vossa atenção e disponibilidade.
Quando utilizo o hífen ou a barra numa translineação, devo retomá-los na linha seguinte também, uma vez que eu os tenha utilizado na linha anterior?
Gostaria de saber qual é a tradução em português para esta expressão. Será "locutor"? Mas esta expressão não é tão abrangente quanto a inglesa. É aceitável usar a forma inglesa?
Diz-se cientifização da educação ou cinetificação da educação?
O dicionário da Academia das Ciências de Lisboa não tem esta entrada.
Adalberto de Carvalho usa «“cientificação” da educação»; José A. Correia usa «cientifização da educação».
Estarão ambos os termos correctos?
Obrigada.
É correcta a expressão "completar anos"?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações