Gostaria de ter exemplos de como iniciar o argumento de um texto no que se refere a nível de linguagem (formal, informal, coloquial, etc.), e discorrer a tematização de funções da linguagem existente em um texto. Por favor, me ajudem.
Agradecido antecipadamente.
Por que existem as terminações “são” e “zão” (como alazão, parmesão, confusão, faisão, ilusão entre outras) e que não pertencem à classe dos aumentativos?
Consultei alguns livros de português disponíveis e alguns professores de gramática que disseram não haver regras muito claras para isso e, quando existem, variam de acordo com as correntes de estudo da Língua Portuguesa.
Vocês têm a explicação do porquê elas terminam em “são” e “zão” e não são aumentativos?
Muito obrigada.
Existe a palavra veterania na língua portuguesa?
Consultei vários dicionários, e não a encontrei em nenhum deles!
Tem sido comum encontrar nas correspondências empresariais o verbo "corroborar" usado com a preposição "com" em frases do tipo: "Corroboramos com o posicionamento da Superintendência". Entendo que o verbo é transitivo direto, porém gostaria de esclarecer de vez essa dúvida: tal uso é correto?
O Mercosul e os rabichos
... A Declaração de Iguaçu é de 30 de novembro de 1985. Fazem dez anos da Ata de Ouro Preto.
Nessa construção, o verbo fazer é flexível?
Devemos escrever Ponte 25 de Abril ou ponte 25 de Abril?
Obrigada.
Na frase “Amanhã vou a Lisboa”, qual é o predicado e porquê? Li as vossas respostas a perguntas anteriores e fiquei baralhado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações