A maioria dos verbos que integram expressões de tempo «como há dez anos», «faz dez anos», etc. mantêm o verbo na terceira pessoa do singular. O verbo aparece flexionado, pois não ocorre no infinitivo. Pode ocorrer em vários tempos verbais «fez dez anos; fazia dez anos; faria dez anos». É, no entanto, defectivo quanto à pessoa, só podendo ser conjugado na terceira pessoa do singular.
Há, porém, verbos como completar-(se) e passar que não obedecem a esta regra. Diz-se: «Passaram dez anos desde a morte do rei.»
Analisando bem a frase que submete à apreciação do Ciberdúvidas, parece-me haver uma mistura de construções. O verbo fazer está utilizado numa estrutura em que se aceitaria o verbo passar: Passaram dez anos (desde a) da Acta de Ouro Preto.
Em construções com o verbo haver ou fazer não se utilizaria de – eu prefiro desde – mas sim que: Há dez anos que se assinou a Acta de Ouro Preto.
A frase em apreço deveria ser, pois, alterada: ou se mantém o verbo fazer e se adequa a construção: Faz dez anos que foi assinada a Acta de Ouro Preto, ou se altera o verbo podendo o resto da frase manter-se: Passaram dez anos da (desde a) Acta de Ouro Preto.
Gostaria de fazer uma observação em relação ao adjectivo flexível. Este adjectivo dá informações sobre a flexibilidade ou maleabilidade de um material ou do carácter de uma pessoa. Com os verbos, o adjectivo a usar é flexionável.