No programa "Bom Português" da RTP 1, fiquei a saber que a palavra "bainhas" não é acentuada. A razão aludida é a de que o "i" é a sílaba tónica e não forma, por essa razão, ditongo com o "a" anterior.
Ora a palavra "países" está na mesma situação e é acentuada.
Por que razão existe esta diferença?
Obrigado pelo esclarecimento.
Bom trabalho.
Gostaria de saber o que significa pronomes metafóricos e anafóricos e quando são usados.
Uma vez que conheço o vosso "site" há relativamente pouco tempo, andei a explorá-lo. Houve uma pergunta/resposta que me intrigou (28/04/99). Esta dizia respeito à troca do /b/ pelo /v/ cuja denominação disseram não conhecer.
Embora não vá totalmente ao encontro da pergunta efectuada pelo consulente, julgo importante referir o fenómeno do betacismo: inexistência de oposição fonológica entre os fonemas /b/ e /v/. Nas zonas onde existe esta inexistência (dialectos setentrionais) há apenas um único fonema /b/ com duas realizações: /b/ fricatizado em posição intervocálica e, nos restantes contextos, /b/ oclusivo sem fricatização.
Gostava de saber os gentílicos de Velas e Praia da Vitória, se faz favor.
Desde já, muito obrigada.
Tenho dúvidas em relação à classificação sintáctica da seguinte frase: "Ele lembrou-se das bolachas." Será que me podem esclarecer? Obrigada.
Qual a pronúncia correcta das vogais tónicas das palavras "copinho" e "pedrinha", abertas como os substantivos de que derivam, ou fechadas?
Obrigado.
O que são artigos contraídos? Para que servem?
Tenho ocasionalmente encontrado a palavra decisional em vários textos.
Contudo, quando procuro, nos dicionários que possuo, a referida palavra, não a encontro. Ainda recentemente li um texto no qual se podia ler o seguinte excerto: "Considerar à partida que há uma solução melhor do que as outras é, como refere Bana Costa, "considerar que em qualquer situação decisional existe pelo menos uma solução, que com tempo e meios suficientes pode objectivamente ser demonstrada como sendo a melhor solução."
Esta pergunta já teve uma resposta do nosso consultor F. V. Peixoto da Fonseca, ficando desde esta data o contributo, também, de um outro nosso consultor, A. Tavares Louro.
Ciberdúvidas
É muito vulgar na minha região (Torres Vedras) e, desde que me conheço, na minha família, ouvir as palavras em "título" significando "bisbilhoteiro"...
Não encontrei, até ao momento, qualquer referência em dicionários ou glossários.
Seria possível obter da vossa parte um esclarecimento sobre a grafia, etimologia e outros aspectos julgados úteis?
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações