DÚVIDAS

«UNIP em parceria com Sebrae promovem...»

Sou estudante do curso de Letras e deparei-me com um período, escrito por uma colega, o qual me trouxe muita confusão.
“UNIP em parceria com Sebrae promovem curso de empreendimento.”
Ao meu ver, o verbo principal parece estar fora da concordância. Se a flexão do verbo estiver correta, penso que se trata de um erro de acentuação, talvez a falta de vírgulas que separem o aposto “em parceria com Sebrae”.
Gostaria de saber se está correto e, se não estiver, qual a estrutura ideal para que fique clara e objetiva.
Agradeço a ajuda.

Resposta

Na frase «UNIP em parceria com Sabrae promovem curso de empreendimento», compreendemos facilmente o conteúdo da mensagem. A dúvida é apenas formal. O facto de esta frase não ter vírgulas dá lugar a que a expressão em parceria com funcione como elemento copulativo.
Se colocarmos a expressão em parceria com Sabrae entre vírgulas, deveremos alterar a concordância verbal.
«UNIP, em parceria com Sabrae, promove curso de empreendimento» corresponde a uma transformação da seguinte frase profunda: «UNIP promove curso de empreendimento em parceria com Sabrae».
Análise destas frases:
UNIP – sujeito
promove – verbo e predicado
curso de empreendimento – complemento objecto directo
em parceria com Sabrae – complemento circunstancial de modo e de companhia.
Dado que em parceria com Sabrae tem estas funções, não é portanto um aposto.

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa