Consideremos a frase:
“A música tocava, as crianças estavam encantadas e os seus olhos eram estrelas.”
Na frase anterior, a que classe gramatical pertence a palavra “encantadas”?
Pode ser considerada um adjectivo ou uma forma verbal?
Sou professora do 1.º Ciclo e gostaria de esclarecer esta dúvida.
Obrigada.
Qual é a sílaba tónica na palavra malmequer?
Obrigada.
Sou secretária e na empresa em que trabalho temos um Ato de Fé no qual estão inseridos os valores, a missão e alguns pensamentos do Conselho Diretor da empresa.
Destaco aqui um parágrafo:
«Quando tiveres terminado o teu trabalho faz o do teu irmão, ajudando-o com tal delicadeza e naturalidade que nem mesmo o favorecido repare que estás fazendo mais do que em justiça deves».
A conjugação do verbo fazer não deveria estar no imperativo (Quando tiveres terminado o teu trabalho faças (tu) o do teu irmão)?
Porém, além do «faças» não soar muito bem, deve-se evitar a mistura de tratamentos (2.ª e 3.ª pessoas) o que acontece no texto completo que eu não transcrevi aqui, sem falar que o tu é característico da região sul.
Minha sugestão foi alterar este parágrafo para a 3.ª pessoa ficando: ... que nem mesmo o favorecido repare que está fazendo mais do que em justiça deve.
Foi quando surgiu a dúvida; quem está fazendo mais: você ou o teu irmão?
Seria o caso de acrescentar a palavra você? (... repare que você está fazendo mais do que ...)
Há alguma outra solução?
Deveria ter deixado com estava já que foi retirado de um pensador antigo??
Obrigada.
Gostava de saber a diferença entre as seguintes palavras: portuguesismo, portuguesidade, portugalismo, portugalidade, lusitanismo e lusitanidade.
Obrigado.
Deve escrever-se «Custos e Perdas Financeiras» ou «Custos e Perdas Financeiros»?
Replaneamento, recalendarização, reescrita, reorganização, etc. O prefixo "re" deve ser pegado à palavra ou separado por um traço?
Bem perto do Natal e dos pais natais surge-me uma dúvida sobre plurais desta vez referente a obra-prima: obras-primas, obras-prima ou obra-primas?
Obrigada!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações