Pergunto se existe palavra portuguesa equivalente a "kitsche"; solicito a melhor e mais sintética definição deste termo.
Muito obrigado.
Na frase «eu sei quem tu és», o pronome é relativo ou interrogativo? Porquê?
Existe algum macete ou artifício pra se saber se um verbo é pronominal e não confundir seu "se", parte integrante do verbo, com o índice de indeterminação do sujeito ou com a partícula apassivadora???
É correcto o adjectivo "contrastivo" em vez de "contrastante"?
Já agora: não encontro no dicionário o termo "ekfrástico" (... representação literária da arte plástica...).
Podem ajudar-me?
Obrigada.
As palavras "azul" e "vento" são nomes concretos ou abstractos?
Gostaria também de saber se a frase "Não te vás embora!" se encontra na
forma neutra ou enfática.
Muito obrigada.
Sendo, penso, "geno" um sufixo (ex.: cancerígeno), está correcto o adj. "genológico" na frase «há uma confluência genológica entre as duas artistas»? Será uma pretensa (errada) forma de genealógica?
Obrigada.
Que adjectivos se devem empregar relativos às obras de Cesário? Cesárico? Cesariano? Cesarista?
E de A. Nobre (e analogamente a Dante)? Nobresco? Nobriano? Nobrista?
E de Régio? Regiano? Régico?
E de Baudelaire (e analogamente a Dante)? Baudelairesco? Baudelairiano? Baudelairista?
E de Cristo? Crístico? Cristiano?
Podem ajudar-me?
Obrigada.
É alfinete-de-dama ou alfinete-de-ama?
Obrigada.
Agradeço desde já pela possibilidade de esclarecer minhas dúvidas.
Como fica a concordância nominal em relação ao gênero quando um sujeito é composto de diversos nomes femininos e apenas um único masculino? Por exemplo, 22 nomes de mulheres e apenas um de homem, como a frase a seguir:
"Andréia, Bete, Carla, Daniela, Edson, Fabiana, ..., Xeila e Zuleide são uns felizardos" ou "Andréia, Bete, Carla, Daniela, Edson, Fabiana, ..., Xeila e Zuleide são umas felizardas"?
Ainda, "Os felizardos Andréia, Bete, Carla, Daniela, Edson, Fabiana, ..., Xeila e Zuleide " ou "As felizardas Andréia, Bete, Carla, Daniela, Edson, ..., Xeila e Zuleide"?
Quando se usa a concordância lógica e quando se usa a atrativa? É possível neste caso usar a concordância ideológica e conjugar no feminino a fim de ser politicamente correto com a maioria de mulheres no sujeito composto? E por fim, peço uma sugestão, a partir de quantas mulheres e apenas um homem, um grupo assim é "feminino"?
Obrigado.
Existe alguma norma ou indicação europeia recente sobre construção de textos, nomeadamente no aspecto de apresentação gráfica. Alguma indicação sobre o não avanço, em espaços, no início de uma frase?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações