Erros gramaticais, lexicais, textuais, etc.
Precisava de uma resposta urgente. Sei que há a nível da linguagem escrita, os erros de tipo gramatical, lexical, textual e discursivo... Como posso distingui-los e verificá-los na correcção de composições escritas?
Ana Correia Portugal 5K
Os erros podem ser classificados de diversas formas, enquadrados em diversas categorias. É admissível uma categorização como a que apresenta.
Um erro de tipo gramatical pode ser um erro de pontuação, de ortografia, de flexão de uma forma verbal, de utilização de um determinado tempo ou modo, de regência verbal, de utilização de uma preposição, de concordância entre um sujeito e um predicado, etc. Um erro de tipo lexical ocorre, por exemplo, se uma palavra ou um registo de língua é desadequado em relação ao texto ou situação em causa. Um erro de tipo textual existe, por exemplo, quando ao texto falta coesão, coerência, informatividade ou situacionalidade. Quanto ao erro de tipo discursivo, ele não diz propriamente respeito ao sistema linguístico, à produção escrita, mas à linguagem em uso, ao processo de comunicação e aos factores pragmáticos dessa comunicação.