Qual a origem da expressão «águas de bacalhau» ou «ficou tudo em águas de bacalhau»?
Obrigado.
Povoação no Sul da Guiné-Bissau, na região de Tombali, junto à fronteira com a Guiné-Conacri, Guileje foi um importante aquartelamento das tropas portuguesas durante a guerra colonial.
Construído em 1964, foi sitiado e tomado pelo PAIGC em 22 de Maio de 1973. No tempo do colonialismo, escrevia-se Guileje (vd. página com a carta da Guiné dos Serviços Cartográficos do Exército (1961). Os guineenses e os cooperantes portugueses na Guiné-Bissau têm hoje tendência para escrever Guiledje ou até Guiledge.
Vd. por exemplo:
http://didinho.no.sapo.pt/guinegadamael.html
http://www.adbissau.org/projectoguiledje.php
Pergunto ao Ciberdúvidas: qual é a grafia correcta?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Escreve-se videovigilância, video-vigilância ou ainda video vigilância?
Analisando, em computador, o comportamento de lajes de concreto (betão) armado sob a ação do fogo, num estudo que tem por finalidade analisar as lajes tanto do ponto de vista térmico, quanto da capacidade de resistência da estrutura. Como devo chamar essa análise: termo-estrutural, termestrutural ou termoestrutural?
Procurei num dicionário (um bocadinho antigo) o significado da palavra “genograma” e não consegui encontrar. Pela construção da palavra parece-me ter alguma coisa a ver com "mapa da família, ou das relações familiares". Será a mesma coisa que árvore genealógica. Gostaria que me ajudassem com esta questão se possível. Obrigada.
Faz sentido utilizar o verbo aparecer na frase: «pessoa X apareceu morta»? O verbo aparecer indica movimento, um morto não produz movimento. Não seria mais correcto «foi encontrada morta»?
Para designar uma acção de inspecção, é possível usar a expressão acção inspectiva?
Gostaria que me informassem qual o plural de banto (bantu) (identificativo de cultura, povo, elemento étnico), pois, segundo a etimologia da palavra, ba = plural; ntu = homem.
Obrigado.
Como se chama o habitante de uma vila? E qual o seu feminino?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações