Desejo saber se as frases que menciono a seguir estão correctas: «A maneira em que isso é feito.» «A maneira como isso é feito.»
No Vocabulário Ortográfico e Remissivo da Língua Portuguesa, Gonçalves Viana abona a forma "clépsidra", ao passo que o actual Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, embora a registe, sobre ela anota que é uma variante «não preferível de 'clepsidra'». No entanto, Rebelo Gonçalves, no seu ainda inultrapassável Vocabulário da Língua Portuguesa, consigna a acentuação paroxítona, não deixando, porém, de acrescentar que se trata de uma «acentuação consagrada pelo uso: a correcta seria 'clépsidra'».
Posto isto, duas são as minhas questões: 1.ª – Hodiernamente, ainda coexistem as formas proparoxítona e paroxítona,conforme se depreende do constante do Dicionário Houaiss? 2.ª – Em que regra se fundaram Gonçalves Viana e Rebelo Gonçalves, ao reputarem como correcta a forma "clépsidra"?
Antecipadamente grato,
N.E. O consulente escreve segundo a norma ortofráfica de 1945.
Muito grato pelas explicações do Prof. Venâncio da Fonseca. No entanto, o que eu realmente pretendia era uma justificação para as discrepâncias, se possível, com um acompanhamento histórico da evolução. Será pedir muito? Obrigado, de novo.
Deve escrever-se "ciclo-peregrinação" ou "cicloperegrinação"?
Gostava de saber o significado da expressão "ganda nóia" que se utiliza em Portugal. Obrigado.
Numa aula onde o tema do momento era "sons emitidos por animais", surgiu a dúvida sobre como se designaria o som emitido pelo lince (nomeadamente o lince ibérico, em vias de extinção). Presumo que "rugir" seja desadequado, pois tenho ideia de que apenas serve para os leões. Fica a questão. Obrigado!
Qual o radical das palavras digressão, regressão e progressão?
Algumas vezes, por estar num curso de engenharia, ouvi falar na palavra «aridade», mas nunca a encontrei num dicionário. É do domínio da programação informática e, penso, da matemática. Podem esclarecer-me? Obrigado por mais uma consulta ao muito útil Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
Por ter introduzido a expressão na pesquisa e desconhecendo por onde vem a resposta, solicito ajuda (esclarecimento), sobre tal palavra, pois na minha aldeia (Malpica do Tejo), ritas = cócegas. Verdade?
Qual a origem da expressão «a sopa tem bispo», significando que tem sabor a queimado por se ter pegado ao fundo da panela?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações