O plural de banto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O plural de banto

Gostaria que me informassem qual o plural de banto (bantu) (identificativo de cultura, povo, elemento étnico), pois, segundo a etimologia da palavra, ba = plural; ntu = homem.

Obrigado.

Rui Oliveira Portugal 6K

As línguas dos povos bantos são denominadas prefixais porque as classes dos substantivos são marcados pelas variações dos prefixos. 

Como ficou já explanada na resposta Banto/a, bantos/as vs. 'bantu' (invariável), uma vez que uma determinada palavra entra no vocabulário da língua portuguesa, passa a seguir as respectivas normas. 

Nunca seria possível seguirmos as regras de todas as línguas que nos vão fornecendo novos vocábulos, como é caso presente, palavra derivada do quimbundo bantu (que deu em português banto).

É imprescindível sermos práticos e respeitarmos as nossas regras. 

Dado que já existe a palavra banto, então, o plural será simplesmente bantos ou bantas (no feminino).

Cf.  Palavras de origem banta

A. Tavares Louro
Classe de Palavras: substantivo