DÚVIDAS

Genograma

Procurei num dicionário (um bocadinho antigo) o significado da palavra “genograma” e não consegui encontrar. Pela construção da palavra parece-me ter alguma coisa a ver com "mapa da família, ou das relações familiares". Será a mesma coisa que árvore genealógica. Gostaria que me ajudassem com esta questão se possível. Obrigada.

Resposta

Consultados vários dicionários da língua portuguesa, da língua francesa e da língua inglesa, não encontrámos registo da palavra “genograma” nem equivalente nas línguas estrangeiras referidas. A palavra “genograma” apresenta-se constituída por dois elementos: geno-, relacionado com a reprodução e consequentemente com a família, e -grama, que significa «marca», «registo» e «documento». Daqui, somos levados a inferir que “genograma” está relacionado com a descrição dos seres pertencentes a um dado ramo familiar ou ligados geneticamente.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa