Tenho notado que muitos autores, nos textos científicos, omitem o artigo em algumas expressões. Tenho dúvida se isso é correto. Exemplos:
«Dor em cotovelo esquerdo.»
«Em condições basais e em presença de volemia normal.»
«... relataram que a clonidina foi eficaz em diminuir a pressão arterial em coelhos.»
Está correto o uso de "em" na frase seguinte: "Em sendo bom o discurso, ainda melhor ficou, depois de corrigido"?
Na frase "Se já era bom o discurso, ainda melhor ficou, depois de corrigido", equivalente à primeira, o "se" funciona como conjunção concessiva?
Obrigado.
A expressão "grosso modo" por vezes aparece escrita em itálico, outras vezes não, qual a razão? Qual a origem desta expressão? É alguma locução do latim?
Qual significado da palavra "caftinas" que consta no poema "Balada do mangue" («...Glabras, glúteas, caftinas/ Embebidas em jasmim/...»), de Vinícius de Moraes?
A pessoa que sofre de iliteracia é o quê? "Iletrada" ou "iliterada"?
Gostaria de saber como se escreve, por extenso, kilo ou quilo?
Obrigada.
Atento os significados possíveis do verbo "circunscrever", gostaria que me oferecessem exemplos de situações em que pode ser utilizado. Muito obrigado!
Qual o significado de metrossexual? Essa palavra existe? Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações