Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Fernando Bueno Brasil 6K

Quais os tipos de orações reduzidas de gerúndio que podem vir antecedidas da preposição «em»? Obrigado.

Ana Filipa F. Sousa Portugal 6K

Gostaria de saber qual a função sintáctica de "me" na frase: "Eu lavo-me", de acordo com a nova terminologia linguística.

J. A. Ferrão Morgado Portugal 4K

«... Daí que fosse fácil meter também no “inoque” o assassino de faca e acróia de porta aberta.(...)»«... E pela tarde, enfardelou o termo infame com as peles da matança, eabalou com ele pela ponte sul.(...)»(Vergílio Ferreira) Qual o significado de "cróia" e "enfardelou"? Qual a origem destas palavras?

Edite Vieira Portugal 6K

Uma consulente apresentou a seguinte frase:«Naquela escola sempre se vê os alunos estudarem.» A forma verbal "vê" não deveria estar no plural, concordando com "alunos"? Poderá dizer-se, por exemplo, «Naquela escola sempre se come peras? Não ficaria melhor "Naquela escola sempre se comem peras»? E, ainda, não seria mais correcto dizer «Sempre se vêem os alunos a estudar»? Muito obrigada.

Pedro Gonçalves Portugal 21K

Diz-se abstiveram-se ou absteram-se?

Pedro Galvão Portugal 10K

Disseram-me que falar de «pretensões a» é cometer um erro de sintaxe. É verdade? No dicionário da Academia só encontrei, como exemplos do uso da palavra «pretensões de», mas parece-me que uma frase como «ele tinha pretensões ao trono» é irrepreensível.

José Azevedo e Menezes Portugal 6K

A resposta dada por Ciberdúvidas sobre a palavra Penafiel deixa-me confuso: nela se diz que a tendência é para fechar o "e", quando não é tónica, como no primeiro "e" de Pereira. Mas então o primeiro "e" de Pereira não é mudo? Julgava eu que fechado era o segundo "e". Mas se estou enganado e o 1.º "e" é fechado, como se designa o 2.º? Cumprimentos.

Ana Luísa Delindro Estudante Portugal 4K

Gostaria de saber por que razão o -s desapareceu em «nós cumprimentamo-vos».

Roberto Imperiano Funcionário público João Pessoa, Paraíba, Brasil 17K

Gosto muito de ler a Bíblia e lá está no Antigo Testamento o livro de Esdras. Sempre li esse nome mentalmente como "Ésdras" até tomar um susto quando escutei alguém pronunciar "Êsdras". Pergunta imediata: qual deve ser a pronúncia mais adequada? Obrigado.

Teresa Antunes Portugal 5K

Gostaria de saber se existe a palavra "impermissível" como antónimo de"permissível". Se não existir, qual é, então, o vocábulo adequado?