Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Hugo Vale Engenheiro químico Lyon, França 13K

A minha pergunta concerne o uso de «por» depois de «designado». Por exemplo, qual das duas frases está correcta? 1. O fenómeno A, também designado AA. 2. O fenómeno A, também designado por AA.

Muito obrigado.

Ana Santos Portugal 8K

Deverá dizer-se: comerciabilidade ou comercialidade? Por exemplo: «Responsabilidades sobre garantias implícitas de comerciabilidade ou comercialidade?»

Carla Moreira Portugal 11K

O que é um dicionário analógico?

José de Matos Cruz Portugal 4K

Gostava de saber a origem da palavra Candosa que aparece em diversos locais dos concelhos de Góis e Arganil.

Regina Dias Portugal 18K

Considero que «vice-rei» é uma palavra composta por justaposição, assim como «ex-presidente» e outros. No entanto, encontrei informações que me suscitaram a dúvida se, na realidade, são compostas ou derivadas. «Vice» e «ex», assim como «ultra», entre outros, são prefixos, levando este facto a que as palavras que os contêm sejam consideradas derivadas por prefixação.Estou muito confusa. Agradeço um esclarecimento.

Maria Alice Araripe de Sampaio Brasil 42K

Sou tradutora e tenho a seguinte dúvida. O feminino de hipopótamo é hipopótamo fêmea. Certo? Mas é "O hipopótamo fêmea" ou "A hipopótamo fêmea". E qual o coletivo de hipopótamo? Desde já agradeço a ajuda.

José Azevedo e Menezes Portugal 7K

Aprendi que género se aplicava às palavras: casa é do género feminino, livro do género masculino. Ultimamente, porém, tenho visto e ouvido género como sinónimo de sexo. Estará isto correcto? Nenhum dos dicionários que consultei o regista nesta última acepção. Cumprimentos.

Daniela Ferreira Psicóloga hospitalar Brasil 7K

Gostaria de saber a etimologia da palavra marrom, pois sou psicóloga hospitalar e fui questionada por um paciente a respeito.

Filipe Froes Portugal 15K

Qual é a forma correcta de referir a utlização de fármacos antibióticos para efeitos terapêuticos: antibioterapia ou antibioticoterapia?

Fernando Marques Portugal 23K

Na frase «peguei na caneta», qual a classificação sintáctica de «na caneta». Será complemento directo, mesmo que seja introduzido por uma preposição – «em» (embora contraída com o determinante artigo)?