O uso de algarismos com a sigla PGL (“phenolic glycolipid” = glicolipídeo fenólico)
Quando devo usar algarismo romano e quando devo usar algarismo arábico?
Ex.: PGL-1 ou PGL-I?
Sou médica e não encontro na gramática essa regra. PGL significa «glicolipídeo fenólico» e faz parte da composição química do envelope celular de uma bactéria. Existe também o PGL-2 mas não há um padrão de escrita na literatura médica.
A etimologia do nome Marchana
Gostaria de saber qual a etimologia do apelido Marchana. Será que me podem ajudar? Desde já muito obrigado.
O elemento compositivo não-
Numa conversa entre professores, levantou-se a questão de se saber se é correcto o uso de hífen em situações como “não-aceitação","não-conformidade". Alguns dos intervenientes defendem que a expressão constitui uma unidade significativa e, consequentemente, impõe-se o uso do hífen.
O uso da locução «a páginas»
Sobretudo em textos já com algumas décadas encontra-se a expressão «a pág. xxx», «a pág. xx a xx», em vez da que usamos hoje «na página xx» ou «nas páginas xx a xx». A minha dúvida surge porque os exemplos com que me deparei tinham sempre a abreviatura e não sei se a expressão é sempre «a páginas» (à semelhança da que usamos hoje, com forma única, «a páginas tantas»), ou se flexiona e se usa no singular quando se refere apenas uma página. Ou seja, «como o autor refere a página 20» ou «como o autor refere a páginas 20».
Muito obrigada, desde já, pela resposta.
A abreviatura de Vossa Mercê
Desejo saber a abreviatura do antigo tratamento dado a pessoa de cerimónia «Vossa Mercê».
A etimologia do advérbio “samicas” (português antigo)
Qual é a etimologia da palavra "samica", tão usada por Gil Vicente?
O significado do adjectivo apotropaico
Gostaria de saber o significado de "apotropaico". Já encontrei este termo em diversos livros sobre arquitectura românica, mas não consegui descobrir o seu significado.
A diferença semântica entre «ao menos» e «pelo menos»
Gostaria de saber se o uso de «pelo menos» e «ao menos» é indiferente. Tenho lido em noticiários que «ao menos 10 pessoas morreram». Costumo usar «pelo menos» só para quantificar. Estariam certas as frases abaixo?
«Pelo menos 10 pessoas morreram.» «Ela não virá à festa. Ao menos foi o que me disse.»
Muito obrigada.
O género dos nomes uniformes: errata
Na TLEBS, são considerados nomes epicenos os que possuem um traço (+ humano; + animado) e como nomes sobrecomuns os com o traço (+ animado; - humano). Não haverá aqui uma troca nos conceitos? Digo isto porque, na gramática dos professores Celso Cunha e Lindley Cintra, as definições não coincidem com as da terminologia.
A análise sintáctica de duas frases
Gostaria de obter uma análise sintática das seguintes orações:
«Dorme, que eu penso.»
A relação seria de coordenação ou de subordinação?
«Não sei se existe ou se dói.»
Adverbial condicional ou substantiva objetiva direta? Grato.
