Recentemente encontrei uma frase assim:
«É neste contexto que se percebe as dificuldades encontradas naqueles tempos.»
Estará esta frase bem construída ou dever-se-á utilizar «se percebem» em vez de «se percebe»?
Obrigado.
A expressão «Desculpe lá!» é correcta?
Recordo-me de a minha professora de português do 12.º dizer que não, mas não sei porquê!
Obrigado.
Qual o aumentativo de meia?
Meiona ou meião?
Qual o aumentativo de saia?
Saiona ou saião?
Existe um substantivo coletivo para "coleção de caixas de fósforos"? Desde já, muito obrigado.
Gostaria de saber qual a pontuação a colocar no final de uma frase, ou seja,
será "?!" ou "!?"
Obrigada
Relativamente à conjugação pronominal, gostaria de saber se existe alguma regra que explique a razão pela qual, no futuro e condicional, o pronome, em vez de se colocar no final, se coloca no meio da forma verbal?
Agradeço a disponibilidade.
Em relação às palavras de origem latina e suas evoluções, quais os nomes desses processos evolutivos da língua portuguesa e de que forma evoluíram?
Gostaria que me esclarecessem quanto à palavra: selo (de correio). Ou seja, diz-se "selo" ou "sêlo"??
Aguardo a v/ resposta que agradeço desde já.
De acordo com o ponto n.º 2 da anterior resposta do consultor F. V. P. da Fonseca, a preferência dada à proparoxitonia de "clépsidra" justifica-se por esta acentuação provir do latim, e não do grego, seu étimo base. Também assim o consideram José Pedro Machado, Antônio Geraldo da Cunha e o Dicionário Houaiss, os quais, embora apenas divirjam na datação precisa da entrada do vocábulo no léxico português, são unânimes em que foi no decurso do século XIX que o seu registo foi feito. Disto é exemplo o «Grande Diccionario Portuguez» de Frei Domingos Vieira. Todavia, segundo este autor, "clepsydra" deriva directamente do grego "klepsydra", não dando, por isso, qualquer indicação sobre a presuntiva mediação do latim. Assim sendo, em que lei da história da língua poderemos ancorar o argumento de que o termo em causa foi recebido, não pelo grego, mas por via latina? E se tal fenómeno ocorreu no século XIX, não estaria mais autorizada a voz do Dr. Frei Domingos Vieira?
Muito obrigado, uma vez mais, pelo parecer que houverem por bem dar.
Qual é a forma correcta, Euroregião ou Eurorregião?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações