Várias realizações da língua portuguesa são explicadas pela analogia. Vejam-se exemplos em «teu» e «seu», que se formaram por analogia com «meu» e não seguiram a evolução directa a partir de ‘tuum’ e ‘suum’. Ora no pretérito imperfeito do indicativo (como, aliás, noutros tempos) do verbo dizemos «cantávamos» (não "cantavamos") e «cantáveis» (não "cantaveis") por analogia com as formas anteriores do mesmo tempo verbal. Porque não fazemos o mesmo no presente do conjuntivo: *Cântemos, *cânteis?
Muito grato ficaria com a vossa amável resposta.
A expressão «ao bocado» existe? E é correcta? Caso não seja, qual é a expressão correcta?
Fui informada de que çairé (uma festa do folclore da Amazônia) seria a única palavra que começa com a letra "ç" na língua portuguesa. Também me informaram de que se perguntassem no vestibular: «Qual a única palavra que começa com a letra "ç" na lingua portuguesa?», eu deveria responder çairé. Eu discordei e virou um bate-boca sem fim. Acho que çairé não faz parte da língua portuguesa e é apenas um nome próprio dado a uma manifestação folclórica de origem indígena. Por favor, não me deixe nessa dúvida!
Obrigada.
Peço, por gentileza, o equacionamento da seguinte dúvida: o certo é «Sem adentrarmos o mérito do parecer...» ou é «Sem adentrarmos no mérito do parecer...»?
Grato pela atenção.
Em português, escreve-se “bólus” ou “bolus?”
Já procurei em alguns dicionários e não encontrei qualquer um dos termos. No entanto, em enciclopédias em inglês encontra-se o termo "bolus" com o significado que lhe conheço e que aplico na prática de enfermagem.
Transcrevendo:
«bo•lus (bls)
n. pl. bo•lus•es
1. A round mass: "A dense bolus of trapped dolphins fills the frame" Kenneth Browser.
2. a. A single, relatively large quantity of a substance, such as a dose of a drug, intended for therapeutic use and taken orally.
b. A concentrated mass of a substance administered intravenously for diagnostic or therapeutic purposes.
3. A soft mass of chewed food within the mouth or alimentary canal.»
In http://www.thefreedictionary.com/bolus
O termo vel, embora raro, ainda aparece. Que significa ou significou exactamente?
Relativamente ao conceito de ontologia, que vejo usado com alguma frequência, nunca encontrei explicação convincente e precisa.
Podem ajudar a esclarecer as dúvidas por favor?
Os meus agradecimentos.
Uma das competências constitucionalmente atribuídas [em Portugal] ao Presidente da República (cf. artigo 134 f) CRP) é a de «Indultar e comutar penas».
Por outro lado, numa edição recente do "Diário da República" foram publicados os vários decretos presidencias, com referências distintas:
«Reduz, por indulto, a pena residual de prisão aplicada a...»,
«Indulta a pena de prisão aplicada a..."»,
«Indulta, na parte não cumprida, a pena de prisão aplicada a...»,
«Revoga, por indulto, a pena acessória de expulsão do País aplicada a...»
«Comuta em pena de permanência em habitação a pena residual de prisão aplicada a...»
Gostaria que me esclarecessem melhor estas diferentes formulações jurídicas.
Obrigada.
Gostaria de saber o significado de ‘caveat’ e forma de a pronunciar. Encontrei esta palavra num artigo de Pacheco Pereira.
Muito obrigado.
O que significa «endógeno»? É a mesma coisa que «endógene»?
Um dos reis magos chama-se Melchior ou Belchior? Já ouvi as duas e não sei qual a mais correcta!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações