Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Pablo Torres Brasil 7K

Adquiri recentemente um livro com questões de concursos públicos realizados aqui no Brasil, e o gabarito de uma delas me deixou em dúvida:

«A alternativa que apresenta uma palavra do texto com separação de sílabas incorreta é:

a) pro-pri-e-tá-rios
b) es-pe-ci-a-li-da-de
c) vê-nia
d) con-se-qüên-cia
e) ce-re-bra-is»

O gabarito indica como resposta a letra "e". Mas não estaria incorreta a letra "b"? Afinal, a sílaba tônica em "especialidade" é "da", e portanto "ia" classifica-se como ditongo, diferente da palavra que lhe dá origem, "especial", e na divisão silábica não se separam ditongos.
E já vi em alguns livros alguns autores afirmando ser correta a divisão de ditongos crescentes finais, como em "sé-ri-e" ou "má-go-a", embora não aconselhado no português contemporâneo; o que não ocorre em "cerebrais", visto que o ditongo final da referida palavra é decrescente.
Está realmente certo o gabarito do livro?

Gilberto Teixeira Angola 4K

É muito comum referir-se a um perito em fiscalidade como sendo um "fiscalista". Ora, eu não encontro em dicionário algum a palavra “fiscalista”. Será que não existe ou é um "aportuguesamento" de outra língua?
Antecipadamente grato,

João Carlos Araújo Lisboa Portugal 10K

    A propósito da onda incendiária que alastra nestes dias pelo mundo islâmico, por causa dos desenhos satíricos publicados nalguns jornais europeus sobre Maomé, tenho visto escrito na imprensa portuguesa sistematicamente a palavra inglesa "cartoon(s)". Acontece que a palavra já se encontra aportuguesada, e dicionarizada: cartune(s) e cartum (forma preferida pelos brasileiros).

Artur Frias Rebelo Portugal 15K

Existe uma única pronúncia (ou, para ser mais rigoroso, fonética) para a letra “r”, e.g. como dupla ou no início de uma palavra, na língua portuguesa? Notei que no Norte se tende a pronunciar o duplo “r” ou o “r” simples no início de uma palavra como em espanhol ou italiano (e.g. Sorrento) ; no Sul, tende a ser utilizado um 'r' "francês", gutural; Alguma destas pronúncias é incorrecta? Existe alguma diferença entre a pronúncia entre um 'r' no início de uma palavra (e.g. “rápido”) e o de um duplo 'r' (e.g. “carro”)?
Os meus agradecimentos antecipados.

Marta Sousa Tradutora Luxemburgo 5K

Em português deve escrever-se “Guantanamo” sem acento ou com acento, “Guantánamo”, à espanhola? Tenho encontrado as duas grafias e não sei por qual será mais correcto optar.
Obrigada.

Mário Mouro Portugal 3K

Como se escreve, “colação” ou “colacção”?

José Montanha Portugal 7K

A propósito da justificação dada neste "site" de se poder dizer “condições climatéricas” e da sua não confusão com “climactérico”, em "português do Brasil" o adjectivo não tem “c”.

Acresce entre outras razões que os especialistas – eruditos, não dizem tal palavra.

Maria Ondina Andrade Portugal 14K

Gostaria que me informassem do seguinte: o plural de "controlo" é "controlos"?
Mas por vezes vejo escrito "contróis". Esta palavra também está correcta?
Obrigado.

José Silva Jorge Gestor de empresas Lisboa, Portugal 13K

“Priorizar”, “prioratizar”, ou nem uma coisa nem outra? Temos termo próprio em português para esta expressão anglo-saxónica?

Dulce Ferreira Administrativa Seixal, Portugal 2K

A minha pergunta tem que ver com o uso da palavra «confiável».
Em frases tais como:

«Ele é uma pessoa confiável.»
«Esse relógio não é confiável.»

Esta palavra não consta nos dicionários portugueses que consultei. Contudo já a vi referida em alguns artigos.
Muito obrigada.