Entende-se por coesão um conjunto de processos que, recorrendo a determinados grupos de vocábulos, ou classes de palavras, permite fazer um texto a partir de um “puzzle” de frases soltas (ou mesmo uma frase a partir de palavras soltas). Imaginemos um conjunto de 50 cartões, cada um com uma frase simples. Essas frases só constituirão um texto quando, para além de estarem dispostas segundo uma dada ordem entre si, estiverem articuladas de forma a que umas possam remeter para outras, construindo uma mensagem uniforme [ou plural, se o objectivo for esse].
Os elementos que contribuem para a coesão de um texto são, em primeira linha, os conectores, ou seja, um conjunto de palavras de várias classes que estabelecem relações entre palavras (preposições), frases (conjunções), ou blocos de texto (advérbios).
Contribuem ainda para a coesão textual os pronomes, ao referirem entidades já anteriormente nomeadas (e estamos a falar de pronomes anafóricos), ou que o serão a seguir (e o processo designa-se por catáfora) ou a concatenação verbal, ou seja, a articulação correcta entre os tempos verbais utilizados, ou mesmo a modalização, ou seja, o uso de uma expressão verbal que vai suavizar, ou clarificar, a informação veiculada pelo verbo.
Poderá encontrar mais informação sobre este tema nos seguintes endereços:
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/complementos/licoes_de_texto/pdf/licoes_de_texto_24.pdf
http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno03-04.html
http://www.ipv.pt/millenium/ect8_pol.htm
Bom trabalho!