Durante a elaboração de um trabalho sobre o texto dramático surgiu-me uma dúvida... A palavra “dramatúrgicos” ou “dramatúrgicas” existe? Procurei em cerca de sete dicionários diferentes e em nenhum aparecia a palavra “dramatúrgico(a)”, apenas encontrei “dramatológico” e “dramaturgo”. Gostaria que pudessem esclarecer a minha dúvida, pois já ouvi várias vezes a palavra ser utilizada.
Obrigada.
Reitero o meu elevado apreço pelo vosso trabalho que considero um préstimo precioso a todos nós, consulentes.
Para além dos verbos modais e dos advérbios, que outros elementos gramaticais poderão contribuir para a modalização?
Muito obrigada.
A minha dúvida penso que não diz respeito apenas à língua portuguesa.
Como é o plural de “doberman” em português?
Mesmo em inglês não tenho bem a certeza, pois já encontrei duas versões: "dobermans" e "dobermen". A primeira presumo que seja a correcta, pois aparece mais frequentemente.
A dúvida principal é como se deve tratar o plural de todas as terminações de palavras inglesas que acabam em 'man' (que foram adaptadas para o português).
Escreve-se “Casamansa” ou “Casamança”?
Qual a grafia que deve adoptar-se em relação a este topónimo do Senegal?
Obrigada.
Gostava de saber se "contratempo", pela nova Terminologia, é uma palavra composta ou derivada. Pela "velha terminologia", seria uma palavra derivada por prefixação. Segundo a nova terminologia, sempre que um prefixo ou sufixo tem significação própria será uma palavra composta. Do meu ponto de vista, o prefixo "contra" tem um significado, daí a minha dúvida.Desde já agradeço a vossa disponibilidade,
Sou mãe de um menino do 2.º ano de escolaridade. A professora dele ensinou que as perguntas começadas por «quem» tinham uma maneira especial de responder. Por exemplo «quem conhece o seu segredo?» é respondido: «o seu segredo é conhecido pelas crianças» e não se pode responder «quem conhece o seu segredo são as crianças». Isto é mesmo assim?
Gostaria de saber a definição de «petição», «ata» e «procuração», todos do domínio textual jurídico.
Obrigado.
Gostaria de saber de a palavra spa tem plural e, se tem, como se escreve: “spas” ou “spa's”?
Como se escreve “benchmarking”? Será “benchemarkting”, “benchemarking”, “benchmarking” ou “benchmarketing”?
O sufixo «-mente» na palavra «recentemente» tem valor de modo ou tempo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações