Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Eliane Assumpção Brasil 16K

Gostaria de saber se a letra h não é mais considerada consoante. Desde quando?

Nazaré Dias Portugal 13K

Foi-me dito que o prefixo «ex-» tem uma conotação pejorativa, pelo que devemos utilizar, por exemplo «antigo namorado» em detrimento de «ex-namorado». É correcto?

Manuel Anastácio Professor do ensino básico Guimarães, Portugal 7K

Sei que a palavra ‘murcus’, em latim, significa «palerma» ou «estúpido» (Santo Agostinho usa o termo na Cidade de Deus, no quarto livro, capítulo 16). Já li aqui no Ciberdúvidas que a única etimologia registada do regionalismo morcão, com o significado de indivíduo estúpido ou mandrião, é "morcón", do castelhano, referente a «morcela». No entanto, parece-me uma coincidência demasiado grande para ser ignorada. Seria possível contactar algum etimologista que verificasse esta conjectura?

Isabel Henriques de Jesus Professora do ensino superior Portugal 2K

Será que posso utilizar num documento científico o anglicismo "gendrizar", formado a partir do substantivo "gender"? Como devo proceder quando quero significar algo definidor de género?

Francisco Blazquez Brasil 3K

Em meu trabalho faço algumas revisões de textos científicos e vejo com freqüência o seguinte tipo de redação:

a) «Os animais tiveram seu peso aumentado.»

Para mim soa muito mal e prefiro uma redação mais direta, do tipo:

b) «O peso dos animais aumentou.»

Contudo, não sei se a redação a) é gramaticalmente correta ou não, apesar de horrível. Alguém poderia me ajudar?

Obrigado.

José Cardoso Estudante Portugal 6K

Ao aproximar-se a Páscoa é muito frequente ouvir as populações referirem-se à «visita do compasso». Qual a origem desta expressão?

Antecipadamente, agradeço a vossa resposta.

Nélson Cruz Porto Portugal 5K

Uma amiga minha estranhou um painel publicitário que dizia «Ganhe dois Jaguar». Segundo ela, o correcto seria «dois Jaguares». Para mim, como se trata de uma marca comercial, creio haver flexibilidade em se fazer a pluralização ou não. Neste caso até evidencia tratar-se de «dois carros de marca Jaguar» e não «dois jaguares», o animal da família dos felídeos. As respostas que encontrei relacionadas com plural de marcas comerciais não me satisfizeram.

Resolvi colocar a questão aos especialistas do Ciberdúvidas, que já tantas vezes me deram razão quando alguém me tentou impingir regras que desconhecia e não me faziam sentido, e com os quais tenho aprendido bastante.

Continuem com este excelente e verdadeiro serviço público que já há muito merecia apoio oficial. O que não falta é dinheiro público mal gasto neste país... mas o subsídio do Ciberdúvidas deve ter a melhor relação custo/benefício de tudo o que é gasto em cultura!

Com os melhores cumprimentos,

Isabel Warlaumont Professora do 1.º ciclo Braga, Portugal 14K

«Cartolina» e «cartola» são da família de «carta»?

Isabel Ferreira Portugal 7K

Os termos «pandilha» e «malta», referidos a grupos de pessoas, estão obrigatoriamente conectados com situações pejorativas?

Ramiro Machado Ribeiro Portugal 7K

Ouve falar-se num exame médico que verifica a circulação sanguínea como “cataterisma”. Penso que não deve ser esta a grafia mas é costume ouvir-se supostamente com a que aqui apresento. Qual é a palavra correcta?
Antecipadamente grato.