Na frase «escutei lobos uivar e soluçar meninos», a perífrase verbal corresponde à conjugação perifrástica?
Agradeço, desde já, a vossa disponibilidade.
Gostaria de saber o que são objeto direto anafórico e catafórico e alguns exemplos sobre os mesmos. Também gostaria de alguns exemplos do pronome «ele» como acusativo, e o que é o clítico acusativo, se possível com exemplos. Agradeço desde já.
Na TLEBS, «flora» é um exemplo de nome não animado. Então, «árvore» será um nome não animado apesar de nascer, crescer e ser considerado um «ser vivo»?
No texto:
«O primeiro pintainho canta,
O segundo pintainho pia
O terceiro chama:
– Tia Maria»
Sabendo que «os adjectivos numerais ocorrem sempre em posição pré-nominal», segundo a TLEBS, poderemos considerar adjectivo numeral «terceiro» uma vez que o nome está subentendido?
«O que torna as pessoas sociáveis é a sua incapacidade de suportar e, nela, a si mesmas.»
Gostaria de saber se o «que» nesta oração seria o primeiro exemplo de vocábulo que se refere a um outro termo anterior?
Desde já agradeço.
Agradecia a clarificação dos conceitos associados aos campos lexical e semântico, porquanto têm vindo a suscitar polémica entre os professores da escola. Estes já transmitiram conceitos diferentes aos alunos, corroborados pelas gramáticas até agora à disposição.
Qual é a conjugação do verbo «cerzir» no pretérito imperfeito, pretérito-mais-que- perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito?
Foi-me dito numa aula que para transcrever numa alínea do teste um exemplo para justificar a resposta dada na alínea anterior, deveria transcrever o verso entre aspas com a pontuação original, colocando, a seguir às aspas, ponto final por se tratar de uma frase. Eis como ficaria a resposta:
O verso que justifica a resposta que dei é o seguinte: "O céu, a terra, o vento sossegado...".
É mesmo assim?
Obrigada pelo vosso esclarecimento.
Por que José Saramago escreve “tribu” e “íman” em suas obras? Essas grafias são corretas em Portugal? A primeira principalmente me chama mais atenção, porque seria obrigado a pronunciá-la como oxítona, bem diferente da paroxítona “tribo”.
Estou em dúvidas na flexão do plural das palavras:
«mico-leão dourado»
«ararinha-azul»
Tenho dúvidas também nas seguintes flexões de semântica:
«Pesquisadores que (...) na defesa da ararinha-azul sabiam que (...) difícil impedir a extinção delas.»
Verbos a se flexionarem: «envolver-se» e «ser» + pronome «lhes»
Aguardo a resposta a essas duas dúvidas.
Obrigada desde já.
Como deveremos pedir aos alunos que classifiquem:
«rebanho»: nome comum colectivo ou nome colectivo?
«felicidade»: sendo um nome comum abstracto, deveremos sujeitá-lo à classificação de animado/não animado; humano/não humano; contável/não contável?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações