Gostaria de saber se a letra h não é mais considerada consoante. Desde quando?
Foi-me dito que o prefixo «ex-» tem uma conotação pejorativa, pelo que devemos utilizar, por exemplo «antigo namorado» em detrimento de «ex-namorado». É correcto?
Sei que a palavra ‘murcus’, em latim, significa «palerma» ou «estúpido» (Santo Agostinho usa o termo na Cidade de Deus, no quarto livro, capítulo 16). Já li aqui no Ciberdúvidas que a única etimologia registada do regionalismo morcão, com o significado de indivíduo estúpido ou mandrião, é "morcón", do castelhano, referente a «morcela». No entanto, parece-me uma coincidência demasiado grande para ser ignorada. Seria possível contactar algum etimologista que verificasse esta conjectura?
Será que posso utilizar num documento científico o anglicismo "gendrizar", formado a partir do substantivo "gender"? Como devo proceder quando quero significar algo definidor de género?
Em meu trabalho faço algumas revisões de textos científicos e vejo com freqüência o seguinte tipo de redação:
a) «Os animais tiveram seu peso aumentado.»
Para mim soa muito mal e prefiro uma redação mais direta, do tipo:
b) «O peso dos animais aumentou.»
Contudo, não sei se a redação a) é gramaticalmente correta ou não, apesar de horrível. Alguém poderia me ajudar?
Obrigado.
Ao aproximar-se a Páscoa é muito frequente ouvir as populações referirem-se à «visita do compasso». Qual a origem desta expressão?
Antecipadamente, agradeço a vossa resposta.
Uma amiga minha estranhou um painel publicitário que dizia «Ganhe dois Jaguar». Segundo ela, o correcto seria «dois Jaguares». Para mim, como se trata de uma marca comercial, creio haver flexibilidade em se fazer a pluralização ou não. Neste caso até evidencia tratar-se de «dois carros de marca Jaguar» e não «dois jaguares», o animal da família dos felídeos. As respostas que encontrei relacionadas com plural de marcas comerciais não me satisfizeram.
Resolvi colocar a questão aos especialistas do Ciberdúvidas, que já tantas vezes me deram razão quando alguém me tentou impingir regras que desconhecia e não me faziam sentido, e com os quais tenho aprendido bastante.
Continuem com este excelente e verdadeiro serviço público que já há muito merecia apoio oficial. O que não falta é dinheiro público mal gasto neste país... mas o subsídio do Ciberdúvidas deve ter a melhor relação custo/benefício de tudo o que é gasto em cultura!
Com os melhores cumprimentos,
«Cartolina» e «cartola» são da família de «carta»?
Os termos «pandilha» e «malta», referidos a grupos de pessoas, estão obrigatoriamente conectados com situações pejorativas?
Ouve falar-se num exame médico que verifica a circulação sanguínea como “cataterisma”. Penso que não deve ser esta a grafia mas é costume ouvir-se supostamente com a que aqui apresento. Qual é a palavra correcta?
Antecipadamente grato.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações