Na TLEBS, «flora» é um exemplo de nome não animado. Então, «árvore» será um nome não animado apesar de nascer, crescer e ser considerado um «ser vivo»?
No texto:
«O primeiro pintainho canta,
O segundo pintainho pia
O terceiro chama:
– Tia Maria»
Sabendo que «os adjectivos numerais ocorrem sempre em posição pré-nominal», segundo a TLEBS, poderemos considerar adjectivo numeral «terceiro» uma vez que o nome está subentendido?
«O que torna as pessoas sociáveis é a sua incapacidade de suportar e, nela, a si mesmas.»
Gostaria de saber se o «que» nesta oração seria o primeiro exemplo de vocábulo que se refere a um outro termo anterior?
Desde já agradeço.
Agradecia a clarificação dos conceitos associados aos campos lexical e semântico, porquanto têm vindo a suscitar polémica entre os professores da escola. Estes já transmitiram conceitos diferentes aos alunos, corroborados pelas gramáticas até agora à disposição.
Qual é a conjugação do verbo «cerzir» no pretérito imperfeito, pretérito-mais-que- perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito?
Foi-me dito numa aula que para transcrever numa alínea do teste um exemplo para justificar a resposta dada na alínea anterior, deveria transcrever o verso entre aspas com a pontuação original, colocando, a seguir às aspas, ponto final por se tratar de uma frase. Eis como ficaria a resposta:
O verso que justifica a resposta que dei é o seguinte: "O céu, a terra, o vento sossegado...".
É mesmo assim?
Obrigada pelo vosso esclarecimento.
Por que José Saramago escreve “tribu” e “íman” em suas obras? Essas grafias são corretas em Portugal? A primeira principalmente me chama mais atenção, porque seria obrigado a pronunciá-la como oxítona, bem diferente da paroxítona “tribo”.
Estou em dúvidas na flexão do plural das palavras:
«mico-leão dourado»
«ararinha-azul»
Tenho dúvidas também nas seguintes flexões de semântica:
«Pesquisadores que (...) na defesa da ararinha-azul sabiam que (...) difícil impedir a extinção delas.»
Verbos a se flexionarem: «envolver-se» e «ser» + pronome «lhes»
Aguardo a resposta a essas duas dúvidas.
Obrigada desde já.
Como deveremos pedir aos alunos que classifiquem:
«rebanho»: nome comum colectivo ou nome colectivo?
«felicidade»: sendo um nome comum abstracto, deveremos sujeitá-lo à classificação de animado/não animado; humano/não humano; contável/não contável?
Com a nova terminologia surgem algumas dúvidas, nomeadamente nos vários tempos verbais: futuro imperfeito do indicativo? Futuro imperfeito do conjuntivo? Futuro perfeito composto? Tenho alguma urgência na resposta, por isso, se me pudessem responder prontamente, agradecia.
Gostava, se pudessem, que me esclarecessem esta dúvida que hoje me surgiu: o basco é uma língua com origem no latim ou no ibero?
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