Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Carlos Alberto Oliveira Professor universitário São Paulo, Brasil 18K

Como é chamada a figura de linguagem onde a marca de um produto assume a proporção de sinônimo do próprio produto: como é o caso, no Brasil, da Gillette?

Silvio Reinod Costa Brasil 34K

Gostaria de saber se as palavras derivadas por prefixação nunca mudam de classe gramatical – fato bastante comum nas palavras sufixadas. E também sobre palavras sufixadas que não mudam de classe gramatical. Poderia exemplificar e fornecer uma bibliografia a respeito?
Muito obrigado.

Sandra Ramos Estudante Lisboa, Portugal 50K

Gostaria que me explicassem a regência dos verbos «ver» e «achar». Qual é a frase correcta: «Vi-os todos» ou «vi-os a todos»? «Acho-os todos maus» ou «acho-os a todos maus»?
Obrigada.

Paulo Calado Bancário Portugal 6K

Na frase «escutei lobos uivar e soluçar meninos», a perífrase verbal corresponde à conjugação perifrástica?
Agradeço, desde já, a vossa disponibilidade.

Elaine Cristina Brasil 13K

Gostaria de saber o que são objeto direto anafórico e catafórico e alguns exemplos sobre os mesmos. Também gostaria de alguns exemplos do pronome «ele» como acusativo, e o que é o clítico acusativo, se possível com exemplos. Agradeço desde já.

Francisco Silva Portugal 7K

Na TLEBS, «flora» é um exemplo de nome não animado. Então, «árvore» será um nome não animado apesar de nascer, crescer e ser considerado um «ser vivo»?
No texto:
«O primeiro pintainho canta,
O segundo pintainho pia
O terceiro chama:
– Tia Maria»
Sabendo que «os adjectivos numerais ocorrem sempre em posição pré-nominal», segundo a TLEBS, poderemos considerar adjectivo numeral «terceiro» uma vez que o nome está subentendido?

Priscila Veiga Professora Rio de Janeiro, Brasil 8K

«O que torna as pessoas sociáveis é a sua incapacidade de suportar e, nela, a si mesmas.»
Gostaria de saber se o «que» nesta oração seria o primeiro exemplo de vocábulo que se refere a um outro termo anterior?
Desde já agradeço.

Manuela Nunes Professora de Português Portugal 23K

Agradecia a clarificação dos conceitos associados aos campos lexical e semântico, porquanto têm vindo a suscitar polémica entre os professores da escola. Estes já transmitiram conceitos diferentes aos alunos, corroborados pelas gramáticas até agora à disposição.

Jordana Oliveira Brasil 5K

Qual é a conjugação do verbo «cerzir» no pretérito imperfeito, pretérito-mais-que- perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito?

Ana Figueiredo Portugal 18K

Foi-me dito numa aula que para transcrever numa alínea do teste um exemplo para justificar a resposta dada na alínea anterior, deveria transcrever o verso entre aspas com a pontuação original, colocando, a seguir às aspas, ponto final por se tratar de uma frase. Eis como ficaria a resposta:
O verso que justifica a resposta que dei é o seguinte: "O céu, a terra, o vento sossegado...".
É mesmo assim?
Obrigada pelo vosso esclarecimento.