Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Dinis Moura Portugal 6K

Tenho uma certa curiosidade acerca do vocábulo abracadabra. Acho curioso pois, em muitas línguas, surge escrito de igual maneira. E, na nossa língua, data de quando o primeiro registo?
Obrigado

João Resende Professor Portugal 6K

Considerando que o verbo «encarregar» é um composto do verbo «carregar», qual dos dois particípios é o mais correcto no referido contexto?
Obrigado.

Cláudia Cristina Maia Brasil 22K

Existe “antropisação” em nossa língua? Aí vai uma frase, encontrada num relatório de impacto ambiental:

«Esse ponto é constituído de uma porção de mata com um certo grau de antropisação, onde se encontra uma pequena choupana de garimpeiro, que, agora, devido ao início das obras, encontra-se abandonada.»

Maria Rita Salles Brasil 5K

Gostaria de saber quando se escreve «ver» com «r», e «vê» com acento.

Ana Redondo Portugal 6K

Tomando como exemplo os versos dos Lusíadas «Os navegadores imploraram aos deuses/que os guiassem na perigosa aventura», de acordo com a TLEBS, a expressão «na perigosa aventura», sintacticamente, designa-se por modificador preposicional e não complemento preposicional, certo? Trata-se de uma informação acessória? Ou, neste contexto, ela assume alguma preponderância relevante?

Stefan Silva Ritter Brasil 6K

Gostaria de saber se a palavra "caliência", designando sensualidade, algo "caliente", etc., existe na língua portuguesa. Caso não exista oficialmente em nossos dicionários, é um neologismo coerente?

Ana Redondo Portugal 8K

De acordo com a resposta dada sobre a análise sintáctica da frase «Toda a paz da natureza vem sentar-se a meu lado», a resposta dada, à luz da TLEBS, mistura análise sintáctica e análise morfológica. Assim, a dúvida é a seguinte: À luz da TLEBS, devemos proceder a uma análise desse tipo, junto dos alunos, ou ficará apenas deste modo:
Sujeito – «Toda a paz da natureza»;
Predicado – «vem sentar-se a meu lado»;
Complemento preposicional – «a meu lado»?
Obrigada.

Ana Sofia Madeira Estudante Oeiras, Portugal 8K

Gostaria de saber qual destas expressões é a correcta:
– “filhos homens”;
– “filhos-homens”;
– “filhos homem”;
– “filhos-homem”.
Obrigada pela vossa ajuda.

João Francisco Salm Brasil 8K

Livro: quando se deve usar a forma «livrinho»? Quando a forma «livrete»? E quando «livreto»?
Obrigado!

Hugo Silva Portugal 7K

Desde pequeno que ouço a expressão «mil novecentos e carqueja». Eu gostaria de saber até que ponto ela é correcta e qual é a sua origem.