Não encontro dicionarizadas as palavras “particionar” e “particionamento”, relacionadas com «o acto de decompor em partições», o que me causa estranheza. Podem elucidar-me se estes termos, de uso corrente em Matemática, estão bem escolhidos, já que me parecem perfeitamente justificados quanto ao sentido que pretendem retratar?
A palavra conação, que surge nos manuais dos novos programas de Psicologia B, deve ler-se com o "a" aberto ou fechado? Obrigado.
Não existe uma ténue diferença entre “ignorante” e “desconhecedor”, ou seja, “ignorante” não é alguém que deveria ter mais conhecimentos sobre um determinado tema e não os tem, ao contrário de “desconhecedor”, que simplesmente não sabe da existência ou significado desse mesmo tema? Grato.
Como explicar os morfemas presentes em «cobertor» e «cobertura»?
É correto dizer «Sejam as narrativas do acontecimento de Ourique, sejam em relatos e crônicas mais relacionados à expansão marítima o que se pode observar é que a missão religiosa era apreendida de forma indissociável do ideal civilizacional».
OU
«Seja as narrativas (...) seja em relatos e crônicas mais relacionados à expansão marítima o que se pode observar é que...»
Enfim, a minha dúvida é quanto ao uso dos dois termos «sejam» do texto (plural como está ou singular?)
Grato.
lEmbora, parte da resposta que pretendo já tenha sido respondida por Ciberdúvidas, peço a vossa paciência para uma resposta mais completa, pois dela depende a justificação autorizada, que nos é pedida, para uma decisão editorial que tomámos, arrimados à consulta que fizemos na data atrás referida.
Explicitando: Na reedição de um livro, cujo título original é «Cultural Tradicional Banto», decidimos, depois de consultarmos os vários dicionários disponíveis e também a Ciberdúvidas, alterar não só o título para «Cultura Tradicional Banta» como também o uso inflexível do termo «banto», pelas várias formas do termo aportuguesado, usando o masculino e o feminino e os seus correspondentes plurais, em conformidade com a exigência do discurso. [...] Confrontados com a necessidade de justificar essas alterações, gostaríamos que nos facultassem uma ajuda de resposta, fundada em bases etimológicas e filológicas.
Reconhecido.
Gostaria de saber qual a grafia correcta para o nome do animal: “koala” ou “coala”? Ou se haverá uma outra forma diferente de escrever o nome do animal?
Gostaria de conhecer a origem e evolução semântica da palavra «helicóptero».
Como pontuar corretamente esta frase?
«Ah, que bom você ter vindo!»
«Ah! que bom você ter vindo.»
«Ah! que bom você ter vindo!»
Aproveito para perguntar se toda e qualquer interjeição deve ser imediatamente seguida de ponto de exclamação.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações