Agradeço o favor de me elucidarem sobre o correcto emprego dos verbos na seguinte frase:
«Os mortos que, desde pequena, vira darem à praia» ou «os mortos que, desde pequena, vira dar à praia»?
Qual é a grafia correta para marcas deixadas por dentes sobre uma superfície? “indentação” ou “edentação”?
Numa carta formal, podemos admitir a expressão «p'lo director»? E não é mais correcto/lógico «pel'o director», dado que se acrescenta a contracção «pelo» à expressão «o director»?
Obrigada.
Apesar de ter consultado as vossas respostas anteriores a dúvida relativamente ao plural de “pixel” continua por esclarecer (sugerem “pixels”, “píxeis” e “pixéis”). Dado que a informação disponível data de 2004, pretendo saber se já existe informação mais concreta em relação a este assunto.
Sei a que a minha dúvida não é propriamente na nossa língua, mas gostava de saber se me poderia explicar o que significa a expressão “razzle-dazzle”. Desde já, muito obrigada.
Gostaria de saber qual é o adjetivo da locução: «de suco». Se «vontade de ferro» é «vontade férrea»; «rosto de anjo» é «rosto angelical»; «indústria do suco» é...?
Qual a origem da palavra desta freguesia (Bucos) de Cabeceiras de Basto?
Gostaría de saber se é correcto dizer tristérrimo ou tem de ser tristíssimo?
Procuro saber a forma correcta de escrever "celha" ou "selha", quando se refere a um tipo de um vaso para plantas.
Gostaria de saber a tradução para a expressão ‘ipsis libris’, caso fosse possível.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações