Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Ana Alves Lisboa, Portugal 12K

O diminutivo de «saúde» deve ou não deve ser acentuado e porquê? Sem acento, não ficará com um som semelhante ao de «Saudita» (vg. «Arábia Saudita»), em que o "a" de "au" fica aberto? As conjugações do verbo «saudar», sem acento onde se pretende aberto o "a" e com acento onde se pretende mais forte o "u", podem ou não servir de orientação na acentuação do diminutivo? Obrigada.

Ana Sobral Portugal 9K

Estou actualmente a leccionar Português e gostaria de saber, de acordo com a TLEBS, como classificar sintacticamente «cujo», dado ter uma «função dupla na frase adjectiva ou substantiva em que ocorre».
Por exemplo, na frase «encontrei o realizador cujo filme foi premiado no festival de Cannes», o quantificador «cujo» poderá considerar-se complemento preposicional do nome ou ainda se poderá referir como complemento determinativo? Ou não será uma coisa nem outra?...
Obrigada.

Ana Moniz Brasil 18K

Depois de consultar alguns dicionários, não consegui distinguir precisamente “assar” de “grelhar”, uma vez que definem “grelhar” como «assar na grelha». Esta dúvida surgiu a propósito de sardinhas assadas.

Parece-me ser mais correcto empregar assadas do que grelhadas, uma vez que é usado o calor do fogo. Sempre ouvi falar em sardinhas assadas! Será o correcto?

Muito obrigada.

Helena Silva Portugal 10K

Diz-se polvinho, ou polvozinho?
Quais são as regras para se aplicarem os diminutivos?

Obrigada.

Ricardo Almeida Portugal 19K

O que significa a abreviatura P. e E. D. antes da assinatura?

Cristina Marques Professora S. João da Madeira, Portugal 5K

Sabendo que um verbo de elevação não selecciona predicado e selecciona uma frase como argumento, solicito outros exemplos para além de «parecer».

Solicito ainda a explicação da designação «verbo de elevação» e a sua ancoragem terminológica.

Grata pela atenção.

Rita Lopes Portugal 7K

No âmbito de um trabalho sobre valores mobiliários, deparei-me com o termo "socialidade" associado a uma situação de relação entre sócios. Esta palavra consta do nosso léxico? Muito obrigada.

Pedro Múrias Portugal 14K

Há uma explicação para o diminutivo de «pinto» ser «pintainho»? Como é que aparece este "a"? Muito obrigado.

Mónica Marques Portugal 28K

Gostaria que me esclarecessem acerca da origem do nome próprio Mónica.
Agradecida (ou obrigada?)

A. Pereira Portugal 19K

Eu sou português e não faço ideia do que passou pela cabeça de quem aqui, em Portugal, teve a ideia de escrever trilião com 18 zeros, pois é mais que evidente que só leva 12. A ideia é de "ão" em "ão" acrescentar 3 zeros. Assim temos, como sabem, um milhar = 1.000 (3 zeros) Um milhão = 1.000.000 (6 zeros); Um bilião = 1.000.000.000 (9 zeros); Um trilião = 1.000.000.000.000 (12 zeros); Um quatrilião = 1.000.000.000.000.000 (15 zeros)... e por aí fora; É assim tão difícil de entender?

Por ex. 3.576.897.279.534.395 lê-se: Três quintiliões, quinhentos e setenta e seis quatriliões, oitocentos e noventa e sete triliões, duzentos e setenta e nove milhões, quinhentos e trinta e quatro mil e trezentos e noventa e cinco. E raios parta mais quem inventou essa mania dos (x) milhares de milhões dos (x) milhões de milhões e dos triliões de quatriliões etc. Essa lenga-lenga é só para se darem ares de intelectuais e confundirem as pessoas.

Por ex. em alguns jornais escrevem: 4,6 mil milhões de dólares (ou euros).
Então isto não é para confundir as pessoas? Escrito dessa maneira? O que eles querem escrever com essa lenga-lenga é isto = $4.600.000.000. Então porque não escrevem logo: 4,6 biliões de dólares e pronto? Já que tem alergia aos zeros?

E já agora apelo aos brasileiros que se descartem dessa coisa do bilhão e do trilhão, pois “bilhão” é uma bilha grande e “trilhão” é uma trilha grande.
Isto foi tirado da wikipédia mas fui eu que escrevi.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Trilh%C3%A3o