Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Henrique Oliveira Técnico de acústica São Marcos, Portugal 11K

Tenho lido, em diversos produtos, a indicação de que contêm um fruto chamado "mirtilo". Ora, nem em todos os produtos este fruto vem referido por esse nome, mas sim por, pelo menos, dois outros nomes. Percebo que se trata do mesmo fruto, apesar dos nomes distintos, comparando com o descritivo nas línguas estrangeiras.
Qual o nome correcto em português?

José Peixoto Portugal 1K

Por vezes ouço pessoas a utilizar a palavra "dinheirudo" referindo-se à condição de ter muito dinheiro, mas não encontro esta palavra no dicionário. Existe esta palavra como calão ou no português do Brasil?

J. L. Baptista Portugal 7K

É uma palavra (catrapácio) que já quase toda a gente ouviu. No entanto, não aparece nos dicionários que consultei...
Será esta a grafia correcta?
Muito obrigado.

Alfredo Mendes Portugal 12K

Como pronunciar a palavra “kiwi”?

João Sardinha Portugal 5K

Gostaria de saber se as palavras “postre” e/ou “postres” são utilizadas em Portugal. No Dicionário Universal da Língua Portuguesa (ed. Texto Editora, 1995) a palavra é indicada com o significado de «sobremesa» e «pospasto». Como “postre” e “postres” são palavras da língua castelhana, peço que me esclareçam se também fazem parte do actual léxico português. Antecipadamente agradecido.

Lina Borges Estudante Portugal 5K

Gostaria de saber se há alguma diferença de significado entre «inextricável» e «inextrincável», as palavras mencionadas em título, ou se se pode escrever tanto de uma forma como de outra. Obrigada.

João Pinto Lisboa, Portugal 7K

Como se conjuga o verbo lavar no presente do indicativo na forma pronominal? Exemplo: «Eu lavo-o.» E o resto?

Raquel Serras Portugal 7K

Qual a origem e o significado dos nomes Aucília, Prazeres e Ilídio?

Isabel Quitério Portugal 6K

Gostaria de saber o significado do termo 'falatar', que aparece na obra 'Aparição' de Vergílio Ferreira. Obrigada.

Rodrigo Queirós Professor Portugal 11K

Ficarei muito grato se me puderem dizer o nome de uma alfaia muito usada há cinquenta anos nas igrejas portuguesas. Trata-se de um utensílio constituído por um cone metálico oco, na ponta de uma vara comprida, que os sacristães utilizavam para apagar as velas dos altares, quando colocadas em pontos inacessíveis. Ao mesmo tempo podia ser utilizado como acendedor, usando para isso um pavio adaptado à vara. Muito obrigado.