pera/peras (depois do AO)
Pêra/peras (antes do AO),
pera/peras (depois do AO)
pera/peras (depois do AO)
Gostaria de saber a razão por que a palavra «pêra» leva acento circunflexo e «peras» não é acentuada. Terá algum fundamento uma explicação, que tenuamente me recordo de ter lido, de que «pêra» é acentuada para não se confundir com a contracção de «per» (arcaico de «por»?) com o artigo «a» («pera»)? Mas, por essa lógica, o mesmo se aplicaria a «peras», que deveria igualmente ser acentuada! E que outros casos similares existem?
Antecipadamente grato pela oportunidade que este magnífico espaço me (nos) proporciona diariamente, aproveito para vos manifestar o meu profundo apreço pelo vosso trabalho e recomendar (quase diria obrigar) a consulta desta magnífica “Gramática virtual” a todos quantos amam a Língua Portuguesa.
A compatibilidade dos nomes colectivos com outras subclasses
A aplicação da TLEBS tem suscitado inúmeras dúvidas entre os colegas. Uma delas é a classificação dos nomes. Poderemos classificá-los segundo dicotomias comuns/próprios; humanos/não humanos; animados/não animados; contáveis/não contáveis; concretos/abstractos. Se assim for onde colocaríamos os colectivos? Seriam considerados à parte? E poder-se-ia classificá-los como concretos? Agradeço desde já a atenção dispensada à minha mensagem.
«Vai tudo num fole»
Gostava de saber se "vai tudo num fole" é um provérbio e qual é o seu significado. Muito obrigado.
Solidó
Queria saber o que é o "solidó". Trabalho numa empresa de segurança e estou a estudar Português (ando no 5.º ano na Escola Oficial de Idiomas). A pesquisa tem que ver com este curso, pois numa aula fizemos uma audição e tirámos a letra da canção do poema de António Lopes Ribeiro "A Procissão", e não estava claro o significado dessas duas expressões. Eu pesquisei na Net e acho que o "solidó" tem que ver com música, algum tipo de dança, instrumento, a pessoa que o toca ou inclusive o conjunto musical orquestral que, no caso particular desta canção de João Villaret, acompanha a procissão. É favor aclarar esta questão.
Complexo de Édipo e complexo de Electra
A propósito da resposta dada a esta questão, verifiquei que ali se referia ser o complexo de Édipo a atracção das crianças pelo progenitor do sexo oposto. Na verdade, Édipo tinha essa atracção pela mãe. Mas no caso da atracção da filha pelo pai designar-se-á da mesma forma?
A tradução de “conference call”
Como traduzir para português "conference call"?
Unissex (Brasil)/unissexo (Portugal)
Se o prefixo (uni) serve para dar origem a palavras, como “unicórnio”, aquele que tem um só chifre, ou “unigênito”, único filho, “unilateral”, etc., porque é a palavra “unissex” para ambos os sexos?
Origem de Anhembi (Brasil)
Gostaria de saber, por gentileza, a origem da palavra “Anhembi” e o seu significado.
Pesquisa de campo: diassexual
Gostaria que me dessem exemplos de pesquisa diassexual para saber as diferenças da fala entre homem e mulher.
A diferença entre imersão e emersão
Peço imensa desculpa se estou a repetir esta pergunta, mas, como não encontrei o que queria, resolvi fazê-la: gostava de saber a diferença entre imersão e emersão.
