Como devo abreviar milhões de toneladas por ano? “MTPa”, “MTpa”, “Mtpa”, ou “mtpa”?
A segunda quadra de um soneto de Bocage começa com os seguintes versos: «Não quero funeral comunidade Que engrole 'sub-venites' em voz alta;» Não consigo apreender bem o sentido destes versos. Podem ajudar-me? Mais uma vez bem hajam pela vossa disponibilidade.
Gostaria de saber se o nome Camila tem algum significado etimológico.
Uma vez que uma das definições de tensão no dicionário é «estado de preparação para a acção», esta palavra pode ser usada como sinónimo da palavra tenção (de “intenção”) ou não? Qual é a origem de ambas?
Qual é a origem da expressão «chamar pelo Gregório» («vomitar»)?
Li há dias a seguinte frase: «sou o género de pessoa que não parte um prato.» «Sou o» ou «sou do»?
Na freguesia de Loureiro, concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, tenho ouvido frequentemente utilizar o adjectivo "leino", que suponho ser um regionalismo. Usam este adjectivo para indicar que determinada matéria é pouco consistente dizendo que "está leino", por exemplo "a massa está muito leina". Julgo que no vizinho concelho de Vale de Cambra também usam esta expressão, que contudo não consigo encontrar referenciada em lado nenhum. Conhecem vocês alguma referência a este adjectivo?
Ouvi hoje na TV um reputado advogado afirmar que «não era muito entusiástico» de determinada actividade. Deveria ele ter dito “entusiasta”? Qual é a diferença entre “entusiasta” e “entusiástico”? Qual das seguintes frases está correcta... ou será que estão ambas? «Eu não sou muito entusiasta de desporto mas por vezes vivo o desporto de uma forma entusiástica.» Mas penso que não poderia dizer: «Eu não sou muito entusiástico de desporto mas por vezes vivo o desporto de uma forma entusiasta.» Desde já agradeço resposta.
Gostaria de saber se a palavra "agenticidade" existe, procurei em vários dicionários e não encontrei nenhuma entrada. O contexto é o ficheiro em anexo, retirado daqui, ou seja, deste site. O seu significado neste contexto é a capacidade de realizar tarefas e de agir independentemente.
É portanto uma palavra derivada de "agente" utilizada na área de Psicologia?
Ainda pensei que fosse um estrangeirismo, um termo brasileiro, mas uma pesquisa no Google não retornou qualquer resultado a não ser o referido anteriormente.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações