Qual é a grafia correcta para a expressão: "borda fora" ou "borda-fora"? Ou nenhuma delas se encontra correcta?
Pode escrever-se “major” e “minor”, assim (major, minor) ou em itálico (major, minor)?
Como é que se usa esse tipo de objeto indireto: objeto indireto de opinião? Ele é a mesma coisa do pronome de interesse?
Obrigado.
Será “Dismónia” ou “Dismonia” (deusa grega da mitologia, uma das filhas de Íris, também satélite de Íris, o planeta-anão ex-Xena)? Uma pesquisa no ciberespaço mostra, em castelhano, Dismonia [dis-mó-nia].
Embora julgue intuir o sentido da palavra "dactiloescrito", poderiam informar-me qual é o seu real significado?
Qual a diferença ou que fazer quando me pedem a análise morfológica e/ou sintáctica de uma frase? Será que é morfológica a que analisa cada palavra quanto à sua classe e a sintáctica a das funções presentes na frase? Por ex: sujeito, predicado, etc.
Está, entre os informáticos, largamente generalizado o uso dos termos "justificado" e "por defeito".
Se para o primeiro é fácil encontrar o termo correcto para traduzir "justified" ("ajustado" e não ""justificado", neste contexto de alinhamento de texto), já para o segundo não sei que termo ou expressão portuguesa possa correctamente traduzir o "default". "Por defeito" é que não: O nosso "defeito" nada tem a ver com "default".
Poderá ser "por norma"?
Numa resposta anterior, é dito que dizer "mi-li-tar" constitui uma «pronúncia afectada». Gostaria que me explicasse o que entende por «pronúncia afectada».
Já não falando em Portugal fora de Lisboa, é de realçar que pelos vistos no Brasil existe uma «pronúncia afectada». O especialista autor da resposta esqueceu a variedade de português que mais milhões de falantes tem.
Antes de mais, deixem-me felicitá-los por esta vossa louvável iniciativa. Consulto a vossa página há vários anos, encontrando sempre resposta às minhas dúvidas... Mas desta vez tenho uma questão de pronúncia. Na palavra "óbvio" o "b" é mudo? E existem excepções ao flexionar esta palavra? Obrigado.
Diz-se «revestido a ouro» ou «revestido de ouro», ou «revestido com ouro»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações