A minha dúvida está na análise sintática de uma palavra no seguinte contexto: «Os homens aguardam que o garoto leve solene o copo de água até à boca», qual a função sintática de “solene”, adjunto adverbial ou predicativo do sujeito?
Desde já, grato.
O que há de errado com as expressões "nós vamos" e "vós ides". Como se justifica que não se usem em vez das "a gente vai" e vocês vão". Será da moda ou é algo da língua portuguesa?
Obrigado.
Como se devem escrever na nossa língua as palavras “rayon” e “nylon”? Muito obrigada.
Notícia do jornal “O Primeiro de Janeiro” de 20/10/2006: «Nova bilhética na STCP No dia 1 de Janeiro do próximo ano toda a rede da STCP estará equipada com o sistema intermodal. A partir de hoje arranca uma fase de transição que permitirá aos clientes aderir à nova bilhética sem contacto. O passe e as senhas tradicionais vão acabar.» Gostaria de saber se a palavra “bilhética” existe, dado que a procurei em vários dicionários e não a encontrei.
O diminutivo de “rijo” é “rijinho”? Há outros exemplos em que haja mudança para "g" ou vice-versa? Muito obrigada
Gostaria de saber se a palavra «aluguer» é grave ou aguda.
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações