Estou curioso.
Sou editor da Casarão do Verbo Editora aqui no Brasil e trabalho, presentemente, em uma antologia de crônicas. Nestas crônicas, o autor prefere sempre se autodenominar de «um mero garatujador de crônicas». Bem sei que "garatujador" enquanto substantivo não existe. Existe sim o verbo "garatujar" («rabiscar, escrever em forma de rabiscos», etc.). «Garatujador» é pois um neologismo. Gostei tanto da palavra que penso agora em mantê-la no título: «O garatujador de crônicas matinais».
Mas gostaria antes de saber dos senhores se se trataria de um assassinato à nossa língua.
Muito grato e parabéns pelo site.
O termo sageza estará correcto? Quer dizer «sagacidade»?
As reportagens televisivas são muitas vezes denominadas documentários. Este termo vem de documento ou do verbo comentar? E vindo de comentar seria correcto "decomentário"?
Qual origem da palavra palavra e o significado das palavras que a originaram?
Na frase: «Estas áreas do norte da Ilha, mais pobres e com dificuldades...», a palavra norte deve ficar em maiúscula?
E o que dizer dos termos:«cónego Jerónimo Dias Leite» Ou «Cónego...»? «capitão Gonçalves Zarco» ou «Capitão Gonçalves Zarco»?
Gostaria que me informassem do significado de veterotestamentário.
Fico antecipadamente reconhecida pela atenção.
Numa aula de Português surgiu a dúvida: devemos pronunciar "Dinis" ou "Denis"? Obrigado.
Como não encontro outro local para deixar este alerta, chamo a atenção para o facto de as respostas na subárea linguística Pronúncia não estarem acessíveis. Será possível resolver este problema?
Cumprimentos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações