Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Processo de formação da palavra boquiaberto
 Gostaria de ser esclarecida sobre o processo de formação da palavra boquiaberta. Composto morfossintáctico, já que advém da formação de duas palavras.
Lucília Borges Portugal 4K
 A palavra boquiaberto é formada por composição, mais especificamente, e, de acordo com a gramática tradicional, é um composto formado por justaposição das palavras boca (boqui-) e aberto. Na gramática generativa, estes processos de formação de palavras estão incluídos na classe dos compostos morfossintá(c)ticos. Note-se, no entanto, que Alina Villalva, na Gramática da Língua Portuguesa, de Mateus et al. (2003), considera que este tipo de compostos se encontra em fase de lexicalização.
Eva Arim
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Construcional