Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Anabela Silva Aluna Santarém, Portugal 11K

Gostaria que me informassem sobre a origem do vocábulo Lusíadas. No meu livro de Português diz que é um cultismo ou um latinismo, mas eu não entendo porquê.

Obrigada pelo vosso esclarecimento.

Diana Anacleto Estudante Nogueira do Cravo, Portugal 3K

O que é a relação de palavras quanto ao sentido?

Olívia Lucas Tradutora Madrid, Espanha 8K

O que significa poioca? Penso que é uma gíria brasileira.
Contextos que encontrei: «sem saber um poioca do que ele fez ou quem ele era de verdade»; «atualiza essa poioca»; «eu não manjo poioca nenhuma»; ou ainda «não vou desistir do site só por causa dessa poioca».

Obrigada.

José Carlos Loureiro da Silva Médico Santos, Brasil 199K

Na sua canção intitulada Faltando Um Pedaço, Djavan diz: «O amor é um grande laço/ Um passo pr´uma armadilha/ Um lobo correndo em círculos/ Pra alimentar a matilha». Tem sentido? O coletivo de lobo não é alcatéia?

Grato.

Pedro Rebelo Administrador de sistemas Porto, Portugal 3K

A minha dúvida prende-se com as palavras maoísmo e maoísta: Após ter lido uma resposta vossa relacionada com a minha questão, pude verificar que, de facto, justificam a acentuação destas palavras. Poderiam explicar-me a razão pela qual o i tónico não faz ditongo com a vogal anterior? Este fenómeno está relacionado com a etimologia da palavra? Já vi transcrições fonéticas e em que oi foi transcrito como ditongo.

Marlene da Silva Xavier Professora Araruama, Brasil 8K

Gostaria de saber a definição de uma situação de linguagem em que há um "diálogo" em que as palavras são usadas com o intuito de se quebrar o gelo. Exemplo: entra-se em um elevador e cumprimenta-se a todos os passageiros, porém não se presta atenção à resposta ao cumprimento. São palavras usadas automaticamente onde a resposta quase sempre não é ouvida.

Agradeço antecipadamente.

Ana Oliveira Estudante Valongo, Portugal 15K

Desejo saber qual o significado de actancial na seguinte expressão: «... podem assumir duas variantes – a história ser em si uma mentira ou a mentira constituir um recurso actancial importante.»

Raquel Ataíde Secretária Évora, Portugal 13K

A minha dúvida é entre a forma correcta de escrita para a definição de porco. Já pesquisei em vários dicionários, e alguns dizem que se escreve "tó" e outros, "tô". Alguns dão a definição de "tó" para «enxotar porcos». Tenho conhecimento que esta palavra poderá ser considerada um regionalismo [de Portugal]. Gostaria de saber qual a definição correcta para "tó" e "tô".

Obrigada.

Joana Abreu Estudante do secundário Almada, Portugal 10K

Como se deve pronunciar a palavra "géiser"? Assim: "jéizer", "jêizer"? Ou de outra forma?

Muito obrigada.

José Maria Machado Funcionário público – MNE Francoforte, Alemanha 4K

Devido às funções que exerço, tem-me parecido verificar que Carneiro, como apelido, poderá ter origem geográfica na região de Porto/Guimarães/Braga, dado que quase sempre os próprios ou seus ascendentes daí provêm. Confirma-se? Além disso qual será a origem do apelido?