Epicteto
Como se escreve o antropónimo referente ao filósofo estóico autor de Discursos e de Manual? Escreve-se Epicteto ou Epícteto? E como se lê?
Sobre a compatibilidade de tão com único
É correcto dizer «Talvez esta seja mais uma das razões que tornam o nosso marisco tão único» ou será «Talvez esta seja mais uma das razões que tornam o nosso marisco único»?Dizer "tão único" é correcto?Obrigado.
Sequencializar
Gostaria de saber se é legítimo utilizar sequencializar em vez de sequenciar. Embora não apareça em nenhum dicionário que tenha consultado, a palavra sequencializar aparece por diversas vezes em documentos do Ministério da Educação [de Portugal], tais como referenciais de formação profissional.
A pronúncia de alerta e de alertar
1 – Quando é que o a- da antepenúltima sílaba da palavra alerta é fechado e quando é que é aberto?2 – Em que tempos, pessoas e modos o verbo alertar se pronuncia com e aberto e quando se pronuncia com e fechado?
Grato pela vossa disponibilidade e paciência.
Norma e estabilidade
Qual é o papel da gramática normativa na sedimentação de uma língua?
Interjeição de enfado
Gostaria de saber qual a interjeição que designa enfado.Grata.
Maiúscula em Diabo
Se "diabo" é nome próprio, por que é grafado com letra minúscula?
O plural de decreto-lei, de novo
Assisti a um programa Cuidado com a Língua em que se esclarecia que, em palavras compostas, o plural era realizado apenas na primeira palavra.No entanto, encontrei a palavra composta decreto-lei, em que tenho dúvidas como construir o seu plural.Pensava que seria decretos-lei, como indicado no programa e penso que o mais correcto. No entanto, encontro nos próprios Diários da República oficiais a designação de decretos-leis, como assinalado em anexo.Qual é a forma correcta?Agradecia o esclarecimento.
Normas
Para os engenheiros, o plural de norma é norma. Estará correcto? Isso verifica-se em expressões como: «Empresa certificada de acordo com as norma EN ISO 9001 e EN ISO 9002.»
«Sob hipótese nenhuma»
O correto é «sob hipótese alguma» ou «sob hipótese nenhuma»?
Muito obrigada!
