No 11.º programa Cuidado com a Língua!, foi referido qual o significado do termo rival «dantes» e «hoje», ou seja, antigamente e actualmente.
Está correcta a construção «dantes, rival significava… hoje, significa…».1
Efectivamente, emprega-se o advérbio de tempo dantes quando se pretende dizer «antigamente», «outrora», «antes de agora». Quanto ao advérbio antes, pode ser utilizado em diversas situações, das quais selecciono apenas a que diz respeito ao tempo: emprega-se antes quando se pretende situar algo entre um ponto e outro («anteriormente», «precedentemente», «previamente»).
Exemplos do emprego de dantes:
(1) Dantes, havia linha de caminho-de-ferro até Viseu; hoje, não há.
(2) Dantes, os alunos do Liceu D. João III em Coimbra usavam capa e batina; hoje, este vestuário é exclusivo de estudantes universitários.
Exemplos do emprego de antes:
(3) Compra, por favor, um pacote de arroz, mas, antes, passa pela farmácia, pois pode fechar.
(4) Não me recrimines: para compreenderes tudo o que fiz, tenho de te dizer o que se passou antes.
1 «Rival provém da palavra latina rivus, que significava rio... (…) Rivais eram os habitantes das margens do mesmo rio, do qual se serviam. Como o rio servia os habitantes de uma e de outra margem, eles estavam uns em frente dos outros e, por vezes, uns contra os outros, na busca do mesmo alimento ou da água do rio. (…) Ainda há poucas décadas eram frequentes as “rivalidades” nas aldeias por causa da água, um bem tão precioso. (…) As desavenças constantes entre vizinhos originaram uma mudança de significado da palavra rival… Hoje, com o sentido de «contendor», «competidor», «concorrente».