Podem usar-se indistintamente os termos "radiomodelismo" e "rádio-modelismo"?
Obrigada.
Sou professora de Espanhol e estudo Tradutorado de Português (variedade português do Brasil). Participo do Clube de Escrita Criativa do Camões, lá em Portugal, e sinto uma grande falta de informação, apesar dos bons sites como este (obrigada). E a gramática de Celso Cunha para o português europeu não está à venda por aqui.
A questão — neste caso — que mais me preocupa é sobre -ta.
Disseram-me — e é fácil adivinhar com um exemplo — que se trata de dois pronomes juntos: "enviá-tas" (enviar + te + as). Não me lembro se o acento é como no Brasil.
Já o lho, suponho que é lhe + o. Mas sei que tem muitas possibilidades.
O caso é que não encontro (on-line) nenhuma das regras de formação de estas e outras contrações que não existem no Brasil e gostaria de aprender.
Poderiam me enviar um resumo e dizer-me se pertencem ao português culto?
Gostaria de saber quais são as palavras da mesma família da palavra Primavera.
Obrigada.
Qual é a palavra certa para designar o brinquedo de criança que se pendura no berço: "mobile", ou "móbil"?
Qual o substantivo relativo ao adjectivo comum? Existe a palavra "cumunidade"?
A frase a seguir está correta?
«Somos um só corpo, nesse momento, acariciados pela brisa do amanhecer»
Ou seria «acariciado pela brisa do amanhecer»?
Existe alguma confirmação oficial dos governos português e brasileiro, ou das Academias respectivas, sobre as mudanças anunciadas no idioma português?1
1 Pergunta enviada por intermédio de Margarida Castro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.
Numa resposta a outra consulta, foi dito que Rebelo Gonçalves considerava as formas "Andrea" e "Lea" impróprias, devendo-se escrever Andréia e Léia (acentuadas aqui conforme a pronúncia brasileira, já que soam como "idéia" e "platéia", e não como "aldeia"). Há duas perguntas sobre tema semelhante que gostaria então de fazer:
1. O sobrenome Correa, imagino, também então não se justifica a não ser como manutenção de uma forma antiga, sendo que a forma moderna deveria ser Correia, está correto? E estaria então certo afirmar que o acento que muitos utilizam ("Corrêa") também não se justifica segundo as normas ortográficas atuais? Dessa forma, nem "Correa" (com e fechado) nem "Andrea" (com e aberto) seriam acentuados.
2. No Brasil são muito comuns os apelidos (no sentido brasileiro de «apodo», «cognome», não de «sobrenome») Teo para Teodoro, Leo para Leonardo, etc. A pronúncia desses apelidos tem o ditongo /éu/, como em céu, e por isso é muito comum vê-los escritos com acento agudo ("Téo", "Léo", etc.). Essa acentuação gráfica, contudo, também não se justifica pelas regras ortográficas atuais, ou estou enganado?
Desculpem-me pela longa (e talvez um pouco confusa) mensagem, e obrigado desde já pela atenção.
Gostaria de saber qual é a abreviação correta para tecnólogo.
Obrigado.
Por favor, qual é a abreviatura (para efeitos de direccionar uma carta) de contra-almirante?
Os meus agradecimentos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações