No segmento em que trabalho, venda de máquinas agrícolas, usamos os seguintes termos para definir uma máquina automotriz que colhe: «colhedora de cana»/«colhedora de café»/«colhedora de algodão»/ «colheitadeira de cereais».
Quais os termos corretos, ou podemos usar todos independente do tipo do equipamento?
Obrigado.
Porque é que, nos nomes António e incómodo, por exemplo, em Portugal se acentua de um jeito (António, incómodo) e, no Brasil, de outro (Antônio, incômodo)?
Obrigado.
Porque escrevem e falam em euro no plural quando essa palavra não existe? Porquê contrariar a Europa? Só em Portugal se comete tão grave e grande erro, e ninguém "inteligente" consegue vir a público falar sobre isto. Naturalmente que um "engenheiro" terá dificuldade em explicar, mas para vós não será dificil.
Obrigado pela atenção.
Como se diz daquele (acto ou agente) que institui?
Procurei em diversos dicionários da língua portuguesa e não obtive qualquer retorno para "instituinte" ou "institutivo".
Muito obrigado.
Pública-forma, no plural, fica públicas-forma? O dicionário electrónico diz-me «públicas-formas». Será?
Existe a palavra "galdeirice"? E "galdenice"?...
Agradeço a resposta enviada sobre derivação progressiva e regressiva no dia 10-04-2007. Porém, deixem-me, primeiro, concluir que nomes deverbais são aqueles que provêm dos verbos. Em segundo, expor a seguinte ideia que eu tenho de derivação progressiva: aquela em que os nomes provenientes dos verbos denotam um objecto ou substância, como algemar-algema, pontar-ponte. Gostaria que me dissessem se cientificamente essa ideia procede.
A propósito da resposta Estreptoquinase, gostava de saber qual a razão de se utilizar o termo estreptoquinase em vez de estreptocinase.
O que são quantificadores e quais as suas subclasses? Agradecia que me mostrassem quais as palavras incluídas nas subclasses dos quantificadores.
Obrigada.
Coeficiente, ou quociente de inteligência? Porquê?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações