Gostava de saber se é correcto utilizar a expressão "guadiano" para designar o natural do Guadiana.
Congratulo, desde já, a incontestável utilidade do Ciberdúvidas, que tem esclarecido as minhas incertezas quanto a diversos aspectos.
Sei que é possível dizer-se «Ele lia tudo quanto podia» ou «Ele lia todos os livros que podia», porém, tenho dúvidas quanto à correcção da frase «Ele lia todos os livros quanto podia». Gostaria, portanto, que me esclarecessem tal dúvida.
Muito obrigada.
Bote-de-fragata leva hífen?
Obrigada.
Como se soletra a palavra superintendência?
Embora já tenha lido as vossas explicações anteriores, mais uma vez surge-me a dúvida na utilização de demais e de mais em duas frases que supostamente deveriam ser completadas uma com demais e outra com de mais. Agradeço, pois, a vossa ajuda, uma vez que, na minha opinião, e pós ter lido as vossas respostas anteriores, em ambas poderia ser utilizado demais.
Muito obrigada.
Guarda-chuva é da família de palavras de chuva?
Qual é o significado de co-herdeiro?
Qual o significado e raízes da palavra pedólogo?
Gostaria de saber se, quando me refiro ao facto de recolher dados contidos em dossiers ou processos dos alunos, posso utilizar a expressão «procedimentos processuais», ou se deverei utilizar «procedimentos "processoais"», mesmo não se tratando de processos judiciais.
Obrigada pela atenção.
Gostaria de saber qual é a origem da expressão «corredor polonês» usada no Dicionário Houaiss.
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações