DÚVIDAS

Estoi, Almancil e Odiáxere (Portugal)

O meu protesto, pelo qual gostaria de confirmar a vossa concordância, é o seguinte:

Nasci no Algarve, e sempre gostei de ver escrito correctamente o nome de algumas localidades, o que nem sempre se verifica.

Vejamos três casos:

Estoi em vez de "Estói";

Almancil em vez de "Almansil";

Odiáxere em vez de "Odeáxere".

Trata-se de três freguesias pertencentes, respectivamente, aos concelhos de Faro, Loulé e Lagos, em que o que está correcto é a primeira designação.

Não só na comunicação social, mas também em placas de estrada, estes erros são frequentes.

A palavra "Estói" é infelizmente aceite pelo Word em vez de Estoi...

Tem de se fazer algo junto de quem de direito para a correcção destas gralhas, apenas três entre muitas outras existentes na escrita dos portugueses.

Não serei um perito na língua portuguesa, mas choca-me observar dia a dia estes abusos.

Tive como professor um grande mestre de línguas românicas, que ajudou o grande poeta António Aleixo a sair do analfabetismo, o saudoso Dr. Joaquim Magalhães.

Fico grato pela atenção dispensada.

Resposta

Consultámos F. V. P. da Fonseca, que se baseia no Vocabulário Ortográfico da Língu Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, para declarar o seguinte:

«Estói, Almancil e Odiáxere são, de facto, as grafias correctas destes topónimos. Também tive a honra de conhecer o meu colega Dr. Joaquim Magalhães.»

No entanto, temos a informação de que recentemente, pela Lei 32/2005 de 28 de Janeiro, o nome passou a ser escrito sem acento, Estoi.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa