Independentemente da muito variada terminologia que se refere a onomatopeia, pergunto se pelo facto de o cão fazer ão-ão (eu sei que há cães que fazem béu-béu...), se pode admitir que a palavra portuguesa cão tenha evoluído do latim não apenas de acordo com a sua etimologia, mas também em função do conceito de onomatopeia.
Ao realizar um exercício de sintaxe deparei-me com algumas dúvidas. Na frase: «A irmã mais religiosa do João foi a Fátima a pé em Maio», os sintagmas «a Fátima», «a pé» e «em Maio» são complementos do verbo? Como é que posso justificar isso com os testes sintácticos (para cada sintagma)?
Obrigada.
Num formulário sobre o sistema de avaliação de desempenho existe a seguinte palavra: hetero-avaliação. Agradecia que me explicasse o significado de hetero nessa palavra (porque hetero eu sei o que significa, mas não assim).
Qual o significado da palavra fungível?
Grato.
Gostaria de saber qual a diferença entre cópia e fotocópia.
Muito obrigada.
Qual a forma correcta de escrever a palavra sépsis? Com ou sem acento?
Qual é o aumentativo de médico?
Estou a realizar um trabalho para o qual é essencial o conhecimento da origem da palavra bufo. Refiro-me, evidentemente, ao sentido que actualmente lhe é dado, nomeadamente, na sua relação com a PIDE.
Obrigada.
Escreve-se predatório. Mas pronuncia-se "prédatório" ou "predatório"? Predador é sem acento, mas sobre o predatório tenho dúvidas.
Outra semelhante: «a bordo» ou «a bórdo», de «estar embarcado». Diz-se sempre da mesma forma?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações