Tenho conhecimento de gramáticas que fazem a distinção entre recursos expressivos e figuras de estilo, assim como há aquelas em que ambas representam o mesmo. A minha dúvida é se há de facto uma distinção entre ambos os termos e, admitindo que essa diferença existe, quais são afinal os recursos expressivos existentes? Já agora, adjectivação é um recurso expressivo, ou uma figura de estilo?
Qual o recurso expressivo usado nos versos: «e não há chave, fecho ou tranca/ que encerre a porta larga dos meus sonhos» (Álvaro Magalhães, O Reino Perdido)?
Saturação, em fotografia, indica a pureza de uma cor. Quando se misturam iguais quantidades de uma cor com a sua complementar obtém-se uma tonalidade neutra, um processo vulgarmente designado por "dessaturação", palavra esta que não encontro em nenhum dicionário de português. Será a palavra correcta? Ou será preferível usar insaturação?
Existe erro na construção da oração: «Intime-se-a acerca dos documentos juntados ao processo». É correto escrever «intime-se-a»?
Qual é a escrita certa, "lasanha" ou "lazanha"? Quando eu estava na quarta série, no ditado saiu essa palavra, e a professora falou que o certo era com z, mas fiquei na dúvida porque meus pais trabalhavam com massas e sempre escreviam com s...
Tenho visto, várias vezes, em jornais angolanos e outros materiais daquele país o termo tournée, referido a viagem/deslocação de uma personalidade política a um determinado país. Achava que esse termo apenas era utilizado em certos sectores culturais. Agradecia que me esclarecessem esta dúvida.
Qual é o étimo e o sentido da palavra cabatã?
Por gentileza, o significado de forma clara da palavra isquemia.
Obrigada.
Como se elabora um comentário de uma frase, poema ou texto?
É correto dizer: «Falta-te juízo!»? Em outras palavras, é possível usar pronome oblíquo de segunda pessoa quando o verbo pedir um objeto indireto? Seria melhor dizer: «Falta juízo a ti»?
Sei que o mais correto seria dizer: «Falta-lhe juízo». Porém, quero manter a conjugação na segunda pessoa, como é possível?
Grato.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações