Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Carla Monteiro Professora Lisboa, Portugal 22K

Tenho conhecimento de gramáticas que fazem a distinção entre recursos expressivos e figuras de estilo, assim como há aquelas em que ambas representam o mesmo. A minha dúvida é se há de facto uma distinção entre ambos os termos e, admitindo que essa diferença existe, quais são afinal os recursos expressivos existentes? Já agora, adjectivação é um recurso expressivo, ou uma figura de estilo?

Nilza Lopes Professora Porto, Portugal 3K

Qual o recurso expressivo usado nos versos: «e não há chave, fecho ou tranca/ que encerre a porta larga dos meus sonhos» (Álvaro Magalhães, O Reino Perdido)?

José Fernandes Professor Lisboa, Portugal 19K

Saturação, em fotografia, indica a pureza de uma cor. Quando se misturam iguais quantidades de uma cor com a sua complementar obtém-se uma tonalidade neutra, um processo vulgarmente designado por "dessaturação", palavra esta que não encontro em nenhum dicionário de português. Será a palavra correcta? Ou será preferível usar insaturação?

Leonel Mayer Servidor público Santo Ângelo, Brasil 7K

Existe erro na construção da oração: «Intime-se-a acerca dos documentos juntados ao processo». É correto escrever «intime-se-a»?

Yayoi Maruyama Estudante Nagano-Ken, Japão 13K

Qual é a escrita certa, "lasanha" ou "lazanha"? Quando eu estava na quarta série, no ditado saiu essa palavra, e a professora falou que o certo era com z, mas fiquei na dúvida porque meus pais trabalhavam com massas e sempre escreviam com s...

Margarita Linares Tradutora Havana, Cuba 7K

Tenho visto, várias vezes, em jornais angolanos e outros materiais daquele país o termo tournée, referido a viagem/deslocação de uma personalidade política a um determinado país. Achava que esse termo apenas era utilizado em certos sectores culturais. Agradecia que me esclarecessem esta dúvida.

Rosângela Amorim Professora Salvador, Brasil 5K

Qual é o étimo e o sentido da palavra cabatã?

Maria Glediana Leite de Lima Escrevente autorizada Ererê – CE, Brasil 7K

Por gentileza, o significado de forma clara da palavra isquemia.

Obrigada.

Andreia Alverca Estudante Alverca, Portugal 100K

Como se elabora um comentário de uma frase, poema ou texto?

Pedro Ribeiro Estudante São Paulo, Brasil 11K

É correto dizer: «Falta-te juízo!»? Em outras palavras, é possível usar pronome oblíquo de segunda pessoa quando o verbo pedir um objeto indireto? Seria melhor dizer: «Falta juízo a ti»?
Sei que o mais correto seria dizer: «Falta-lhe juízo». Porém, quero manter a conjugação na segunda pessoa, como é possível?

Grato.