Gostaria de saber o que é um elemento morfológico, com exemplo.
Olá! Estamos desenvolvendo um sistema de uma empresa de logística onde os nomes de documentos oficiais são identificados com seu início em maiúsculo, como Conhecimento, Manifesto, etc. Gostaria de saber como fica a grafia correta para identificar a situação desses documentos antes de serem emitidos, que escrevemos aqui com o "pré" na frente. Estamos em dúvida de utilizar "Pré-Manifesto" ou "pré-Manifesto" para identificá-los. Por exemplo, no meio de frases informativas, como "Informe o número do pré-Manifesto" ou "Informe o número do Pré-Manifesto". Vai depender muito se consideramos o pré-Manifesto como um documento também, ou não? Se possível, pode responder considerando as duas situações — a palavra juntamente com "pré" sendo ou não sendo considerado um documento? Obrigada.
Sou estudante e encontro-me com bastantes dificuldades na sintaxe do português, nomeadamente, no que se refere aos complementos preposicionados. Apesar de ter consultado várias obras gramaticais (Celso Cunha, Maria Helena Mira Mateus) e de ler todas as respostas do Ciberdúvidas no que respeita aos complementos do verbo, continuo sem saber que função sintáctica atribuir aos complementos preposicionados. Além de que, na Gramática do Português Moderno, José Manuel de Castro Pinto e Maria do Céu Vieira Lopes, Plátano Editora (ensino secundário), na página 183, deparo–me os seguintes exemplos:
A Rita chamou pelo pai. CD pelo pai
O Nuno cumpre com as obrigações. CD com as obrigações
O professor pegou no livro. CD no livro
Naquela exposição, gostei de muitos quadros. CD muitos quadros
Na obra de Celso Cunha, na página 513, pode ler-se o seguinte:
«A ligação do verbo com o seu complemento, isto é, regência verbal, pode fazer-se:
a) directamente, sem uma preposição intermédia, quando o complemento é objecto directo.
b) indirectamente, mediante o emprego de uma preposição, quando o complemento é objecto indirecto.»
Conheço os testes que permitem identificar os complementos directos, indirectos e oblíquos, mas tenho dificuldade em classificar as funções sintácticas dos complementos preposicionais. Se os complementos preposicionais têm funções de complemento directo e indirecto, como distingui-los?
Muito obrigada.
Gostaria de tirar uma dúvida: a expressão «anda andando» seria classificada como o quê?
Tenho uma dúvida cruel, nunca sei quando usar por exemplo: «Hotel decorado ao estilo/em estilo/num estilo colonial» ou etc. Encontrei no Google todas estas opções.
Poderiam me dar uma solução, por favor?
Agradecendo de antemão, recebam um forte abraço "desde España".
Qual o significado da expressão «pro bono»? É possivel ilustrar a sua aplicação com um exemplo? Muito obrigada.
Pode dizer-se de um sabor que é "afrutado"? Ou "frutado"?
Queria apenas fazer um reparo à palavra "podestade", pois é "potestade" que se escreve, no seguinte documento: "Palavras terminadas em -tade".
Obrigado.
Sou da 7.ª série e queria muito saber nos tempos compostos o verbo construir.
Obrigada.
Qual a diferença entre as palavras acento e assento?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações