Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Simaura Silva Estudante Moita, Portugal 5K

Gostaria de saber se iliteracia e ignorância se podem considerar sinónimos.

Obrigada pelo esclarecimento.

Carlos Ferreira Raposo Engenheiro mecânico Cidade do Cabo, África do Sul 6K

Qual é a origem da palavra cistite?

Nuno Godinho Estudante Lisboa, Portugal 27K

A minha dúvida prende-se com a fonética da palavra bebé. Segundo sei, não existem palavras com duas sílabas tónicas na língua portuguesa. Mas a palavra bebé é sempre lida como «bé-bé». Como se explica isto?

Muito obrigado.

Luís Correia Técnico de turismo Vila Real, Portugal 3K

A minha questão é a seguinte: Existe no Douro uma quinta denominada Quinta do Tedo, uma vez que se situa na foz do rio Tedo.
Uns pronunciam "Tédo", outros pronunciam "Têdo".
Agradecia que me esclarecessem sobre a maneira correcta de pronunciar esta palavra.

Paulo Jorge Professor Coimbra, Portugal 8K

Pedindo desculpas pela insistência, gostaria que me explicassem se na frase «Os trabalhadores ucranianos, mais qualificados, são menos bem remunerados» as vírgulas estão correctamente colocadas. A frase encontra-se aqui fora de contexto, mas julgo que a ideia original era, comparando as qualificações dos trabalhadores ucranianos com as dos trabalhadores portugueses, realçar a contradição de aqueles serem menos bem pagos, apesar das suas qualificações. Consultando professores de Português, obtive várias respostas que posso resumir do seguinte modo:

1) a utilização das vírgulas seria gramaticalmente incorrecta, por separar o substantivo do adjectivo ou da oração adjectiva;

2) apesar de não ser gramaticalmente incorrecta, seria preferível não utilizar as vírgulas, pois os sinais de pontuação deveriam ser empregados com parcimónia, não acrescentando aquelas nada à frase em causa (opinião de que discordo…).

Se em relação à primeira resposta não tenho os conhecimentos necessários para me pronunciar (parece-me ter lido algumas repostas contraditórias no Ciberdúvidas quanto a esta matéria), confesso que me sinto inclinado a discordar frontalmente da segunda. Quer parecer-me que se verifica, efectivamente, uma tendência para a simplificação dos textos escritos (talvez por influência da língua inglesa), com a redacção de frases mais curtas e com uma assinalável diminuição da utilização de vírgulas. Mas não revelará também essa tendência uma diminuição das competências linguísticas da nossa população escolarizada e o consequente empobrecimento da língua portuguesa?

Antecipadamente grato pela atenção.

Vítor Santos Coronel do Exército Portugal 32K

Num dos programas Cuidado com a Língua!, que contou coma participação da dra. Edite Estrela, estranhei ouvir dizer que o correcto era, no caso de uma senhora, «eu abaixo assinada...»

Será que o género tem que ver com a pessoa que assina ou com o documento?

É a pessoa ou o documento que é assinado?

Vítor Santos Coronel do Exército Portugal 22K

Tem-se verificado o uso da expressão «armas de destruição maciça» enquanto penso que a expressão correcta deveria ser «armas de destruição massiva».

O que acha?

Inês Mota Técnica de RH Lisboa, Portugal 7K

Qual o termo correcto para a acção contrária a activar algo? Inactivar, ou desactivar? Ou ambos?

Obrigada.

António Poge Empresário de construção civil Almada, Portugal 14K
Trabalho na construção civil e deparo-me com um problema de interpretação da palavra equivalente. Num caderno de encargos, ocorre a designação de equivalente, cujo contexto é a aplicação de uma armadura de iluminação. Faz-se menção a «uma armadura x ou equivalente», e neste momento estou com o problema de fazer entender que equivalente não é o mesmo que igual.

Neste sentido, solicitava apoio, por exemplo, para a definição de equivalente, suportada de alguma forma em conteúdos credíveis na área da linguística portuguesa, e/ou outra forma de apoio que considerem conveniente a este assunto.

Talita Cândido de Souza Estudante São Joaquim da Barra, Brasil 9K

Na empresa onde trabalhamos temos mineiros, cariocas e muita gente do interior paulista.
Qual o sotaque mais correto? Por exemplo, no interior falamos porta. Já o mineiro fala porta arrastando o r...