Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Rosicleya Barradas Servidora pública federal Fortaleza, Brasil 7K

Qual é a palavra correta para designar o ato de indiciar uma pessoa: "indiciamento", ou "indiciação"?

Sandra Martins Publicitária São Paulo, Brasil 139K

Quando utilizo a palavra pessoal (grupo de pessoas), uso a frase no plural ou singular?

«Pessoal, vocês irão...», ou «você irá...»?

Obrigada!

António Bento Reformado Setúbal, Portugal 9K

Vejo com frequência a utilização do termo "salinicultura". Contudo, recorrendo ao dicionário, encontro somente "salicultura".

Pergunto: "salinicultura" é errado?

Maria Luísa Sousa Professora Ovar, Portugal 6K

A expressão «Muito Insuficiente», como parâmetro de classificação, está errada?

Filipe Godinho Técnico de informática Lisboa, Portugal 7K

A palavra "alarmística" existe?

Na minha profissão, encontro-a muitas vezes em documentos; no entanto, não a encontro em nenhum dicionário.

O conceito que ela quer transmitir é o de definir/configurar alarmes.

Obrigado.

Ana Pereira Estudante Fátima, Portugal 5K

Gostaria de saber qual a diferença entre as palavras termalista e aquista.

Obrigada pela atenção.

Victor Villon Pós-graduando em História pela PUC-Rio. Rio de Janeiro, Brasil 10K

Gostaria de saber sobre a influência do occitano, conhecido também pela denominação de provençal, na língua portuguesa.

(1) Li, recentemente, que a representação do som [ɲ], grafado através da seqüencia de um “n” seguido de um “h”, presente, por exemplo, em palavras como manhã, conhecer e espanhol, possui origem provençal. Como se transmitiu tal influência?

(2) A lírica medieval galaico-portuguesa bebeu, em grande parte, nas águas da tradição dos trovadores medievais do Sul da França, por quê? Quais foram os transmissores dessa herança?

(3) Gostaria, igualmente, de saber exemplos de palavras portuguesas que têm origem nesse conjunto de dialectos que formam o occitano.

Desde já muito agradeço todas as informações a mim concedidas.

Erick Bondezan Programador Embu, Brasil 44K

Gostaria de saber a origem e o significado das palavras perdoar e esquecer.

Ana Vaz Estudante Lisboa, Portugal 7K

O apelido Sàágua é aparentemente bastante invulgar. Poderiam dar-me mais informações sobre este apelido?

Obrigada!

Cláudio Fernando Vieira Barbosa Estudante Floriano, Brasil 7K

Qual é a etimologia da palavra dicionário?