A origem e o significado de perdoar e de esquecer - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem e o significado de perdoar e de esquecer

Gostaria de saber a origem e o significado das palavras perdoar e esquecer.

Erick Bondezan Programador Embu, Brasil 15K

O verbo esquecer, que significa «deixar fugir da memória; olvidar», vem «do lat[im] *escadescere, freq[uentativo] de excadere, "cair fora"» [cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora].

Perdoar vem do latim tardio ‘perdonare’ (este, sim, de per- + 'donare', dar). Significa «deixar de querer mal a alguém responsável por um acto desagradável, hostil, que o prejudicou ou fez sofrer, renunciando à aplicação de um castigo ou punição; não guardar ressentimento em relação a um agravo.» O mesmo que absolver, desculpar, esquecer.
In Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa + Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado.

Carlos Marinheiro
Áreas Linguísticas: Etimologia; Léxico